Topo

Pilotos que sobrevoam Caruaru (PE) à noite queixam-se de raios laser vindos de morro

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

12/08/2012 06h00

O uso de raio laser em direção a aviões tem causado problemas a pilotos em voos noturnos em Caruaru (137 km de Recife). Na escuridão da noite, pilotos são surpreendidos constantemente por feixes luminosos emitidos por moradores do morro Bom Jesus, na cidade. Há dois meses, alunos e instrutores da Escola de Aviação Brás Flight estão em alerta e vêm registrando ocorrências sobre o uso de raio laser pela população da região.

Segundo o instrutor José Geraldo Costa, todos os episódios estão sendo registrados pela tripulação dos aviões para fazer parte de um documento que deverá ser entregue à polícia. Mas, antes disso, a escola irá fazer uma campanha de conscientização com a população sobre os riscos do uso de canetas de raio laser tanto para pilotos quanto para as pessoas.

Feixe de raio laser prejudica visão de pilotos em Caruaru (PE)

“Essas canetas são facilmente encontradas à venda na feira por menos de R$ 10, e crianças e adolescentes não têm noção do perigo que correm. Se um feixe prejudica a visão de um piloto de avião, que está a 800 metros de distância, imagine se atingir o olho de quem está manuseando a caneta?”, disse Costa, que é piloto de avião há 34 anos.

Ele explica que se o laser atingir os olhos de algum piloto, há  o risco de perder temporariamente a acuidade visual ou até ficar cego momentaneamente e comprometer o voo. “Nossa instrução é para que os pilotos não tirem os olhos do painel da aeronave”, afirmou.

Crianças e adolescentes

“Os pais podem até não ter conhecimento do que os filhos estão fazendo, mas estamos acreditando que a campanha vai fazer efeito. Temos de alertar que não é só a vida dos pilotos que está em risco, mas da população que pode ser atingida com a queda de uma aeronave depois de um piloto ser atingido por um laser e perder a visão.”

Costa explicou que após a campanha, todo registro de emissão de laser em aeronaves deve virar caso de polícia. O instrutor e piloto de avião há 11 anos Josefh Brasil contou que a prática de mirar as aeronaves com raio laser tornou-se constante, e ele chegou a registrar em um voo dez feixes luminosos atingindo a aeronave.

“É um ato perigoso, que pode custar vidas, mas infelizmente as pessoas não têm noção do mal que podem causar. Um laser de 2.000 megawatts corta a linha de uma pipa, e atingindo a córnea e a retina de uma pessoa pode causar cegueira total”, disse.