Topo

Em meio a críticas, Festa do Peão de Barretos começa hoje com montarias e shows

José Bonato

Do UOL, em Ribeirão Preto (SP)

16/08/2012 06h00

Cavalos, bois e muita música vão sacudir Barretos (423 km de São Paulo) por 11 dias a partir desta quinta-feira (16), na maior festa do peão da América Latina. Os organizadores do evento esperam receber 1 milhão de visitantes no período, o equivalente a nove vezes o número de moradores da cidade.

Segundo a organização, competidores brasileiros, dos EUA, Canadá e México vão disputar R$ 500 mil em prêmios em seis tipos de montaria, em bois e cavalos. As competições se desenrolam a partir desta quinta, até culminarem no rodeio internacional, com montaria em bois, entre os dias 23 e 26, fechando o evento.

A novidade deste ano são as disputas entre equipes, e não mais entre peões, como em 2011. Formados por cinco membros cada e sob a coordenação de um técnico, os times tentam acumular o maior número de pontos em atuações individuais. Quem fizer a maior pontuação será declarado vencedor.

'Éguas puladoras e máquina quente'

Outra modalidade que promete emoção é a montaria em cavalos que nasceram do cruzamento de “éguas puladoras” com o garanhão veterano de rodeios Rio Bravo, conhecido como “máquina quente” por conta da sua ferocidade. A prova, chamada de cutiano, exige que os montadores segurem a rédea com apenas uma mão e mantenham a outra solta enquanto o animal pula.

A edição deste ano procura superar o “trauma” da repercussão negativa da morte de um bezerro em 2011, durante uma prova chamada bulldog, na qual o peão tem de imobilizar um garrote com um golpe de mãos. A morte do animal serviu de munição para as críticas de quem é contra a realização de rodeios. A organização anunciou nesta semana a retirada da modalidade na competição atual.

Apesar da suspensão da prova, a festa de Barretos permanece alvo de críticas de organizações de defesa dos animais. “Está comprovado cientificamente que as montarias causam estresse físico e psicológico nos bichos”, afirma Rosangela Ribeiro, 39, veterinária e gerente da Sociedade Mundial para a Proteção dos Animais (WSPA, na sigla em inglês), organização presente em 50 países.

A declaração da veterinária é rebatida pelos organizadores da Festa do Peão de Barretos, com base em pareceres de pesquisadores de universidades brasileiras que afirmam não ocorrer maus-tratos. A veterinária não se convence: “São estudos feitos sob encomenda”, diz Rosangela.

A assessoria de imprensa do rodeio de Barretos afirma que a declaração da representante da WSPA é “muito grave”, pois coloca em descrédito trabalhos feitos por pesquisadores de renome acadêmico. “O rodeio é protegido por lei, por se tratar de um esporte. Além disso, passa por fiscalização todos os anos”.

Os organizadores da Festa do Peão de Barretos não revelam a expectativa de faturamento da festa, que favorece os setores imbobiliário, de restaurantes e de hotéis da cidade. Para citar um exemplo, apenas o aluguel de uma casa de três quartos durante um fim de semana de rodeio sai por R$ 1.500, segundo Julio Eduardo Addad Samara, 47, delegado regional do Cresci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Serviço

O site dos organizadores da festa dá dicas sobre locação de imóveis, acesso a Barretos por estradas, valor dos ingressos e sobre as datas dos cem shows previstos, que terão entre os artistas as maiores estrelas do cenário sertanejo, como Daniel, Chitãozinho & Xororó, Luan Santana, Gusttavo Lima, Jorge & Matheus e Fernando & Sorocaba.