Topo

Cachorra que perdeu patas do mesmo lado ganha novo lar

Manu perdeu as duas patas do lado esquerdo, recuperou o equilíbrio e hoje sobe e desce escadas - Gustavo Delacorte/UOL
Manu perdeu as duas patas do lado esquerdo, recuperou o equilíbrio e hoje sobe e desce escadas Imagem: Gustavo Delacorte/UOL

Gustavo Delacorte

Do UOL, em Santos (SP)

19/08/2012 06h00

A história da cachorra Manuela, a “Manu”, que despertou a atenção dos moradores de Santos (72 km de São Paulo) ao se recuperar plenamente depois de perder as duas patas do lado esquerdo após ter caído de uma laje, ganhou mais um capítulo feliz.

Manu foi adotada pela veterinária Ana Marcela Afonso Genestra, que mora em Espírito Santo do Pinhal (189 km de São Paulo), e já está adaptada ao seu novo lar. A cachorra Bombom, que se tornou "inseparável" de Manu durante sua recuperação, também foi adotada pela veterinária.

“Nos dois primeiros dias ela ficou meio ressabiada, até porque além delas [Manu e Bombom] eu tenho quatro cachorros e dois gatos na casa, mas depois ela já estava pulando e correndo por todos os lados. Já a Bombom, desde o início, se sentiu bem à vontade. Parece até que ela já era minha”, disse a veterinária, que ficou sabendo do caso das cachorras por meio de sua mãe, que mora em Santos.

Manu foi encontrada por uma mulher que estava hospedada na casa de seus ex-donos. Ela havia caído de uma laje, teve fratura exposta nas duas patas e não recebeu nenhum tipo de socorro. A cachorra foi levada até a Coordenadoria de Proteção da Vida Animal da Prefeitura de Santos (Coprovida).

Do litoral para o interior

  • Arquivo pessoal

    Manu está a 279 km de distância de Santos

Bombom foi junto

Embora o animal tenha passado por cirurgia e recebido tratamento adequado, a recuperação das patas não foi possível. Para a surpresa de todos, Manu se recuperou rapidamente, e, poucos dias após a amputação das patas, já estava andando pelos corredores da Coprovida, inclusive subindo e descendo escadas.

Durante sua recuperação, Manu ganhou uma companheira: a cadelinha Bombom, que havia chegado na mesma época à Coprovida, vítima de atropelamento. Ao ver que as duas cachorrinhas ficaram muito unidas, a coordenadora do local, Leila Abreu, decidiu que só permitiria a adoção em dupla.

O que acabou acontecendo no último dia 9, quando ambas foram adotadas pela veterinária Ana Marcela, que as levou para a sua casa, no interior de São Paulo.

Quando Manu foi resgatada, os antigos donos da cachorra foram intimados a comparecer à Coprovida, e uma multa de R$ 1.000 foi aplicada a eles por maus-tratos e omissão de socorro.