Topo

"Por ordem de Deus", homem golpeia padre a facadas durante missa em Piracicaba (SP)

Monsenhor Jamil foi golpeado enquanto celebrava missa em Piracicaba (SP) - Divulgação/Diocese de Piracicaba
Monsenhor Jamil foi golpeado enquanto celebrava missa em Piracicaba (SP) Imagem: Divulgação/Diocese de Piracicaba

Do UOL, em Campinas (SP)

20/08/2012 11h10

O monsenhor Jamil Nassif Abib, de 72 anos, sofreu um atentado na noite deste domingo (19) enquanto celebrava a missa na Catedral de Santo Antonio, em Piracicaba (164 km de São Paulo), onde é pároco.

O padre, que também é vigário-geral da Diocese da cidade, foi esfaqueado no tórax por Luiz Fernando Gonçalves, de 24 anos. Ele também teve ferimentos na cabeça e no braço ao cair após o golpe. De acordo com a assessoria de imprensa da Diocese, o religioso foi encaminhado à Santa Casa de Piracicaba, passou por uma cirurgia e está bem.

Segundo a Guarda Municipal, fiéis que acompanhavam a missa contaram que o suspeito entrou pela porta lateral da catedral, ficou observando os quadros e, de repente, correu em direção ao padre, tirou a faca do bolso e o atingiu. O homem foi detido pelos guardas em flagrante e levado ao plantão policial, de onde será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória da cidade. 

Aos guardas, o agressor disse que esfaqueou o padre "por ordem de Deus". Segundo os guardas, ele não aparentava embriaguez ou estar sob o efeito de drogas no momento em que foi preso. Testemunhas contaram aos guardas que na hora do atentado houve correria na igreja por medo de que o rapaz estivesse com revólver e atirasse. Alguns fiéis chegaram a passar mal por causa do susto.

Boletim médico divulgado pela Santa Casa de Piracicaba na manhã desta segunda-feira (20) informa que o padre “deu entrada no hospital às 20h53 de domingo (19) com ferimento de arma branca (faca) no lado esquerdo do tórax. No hospital, foi submetido a uma pequena cirurgia para drenagem de tórax, devido a uma perfuração de pulmão".

Ainda segundo o boletim, "o estado de saúde do religioso é estável, e, ainda nesta manhã, ele deverá realizar novos exames de raio-x para controle do dreno e, em seguida, ir para uma das alas de internação do Hospital Santa Isabel, na Santa Casa, onde permanecerá em observação por, pelo menos, cinco dias”.