Ciclofaixa de lazer da Paulista começa a funcionar hoje com mudanças no trânsito da região
Será inaugurada oficialmente neste domingo (2), às 7h, a ciclofaixa de lazer da avenida Paulista, um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo. Ao todo, serão 5 km de extensão, metade em cada sentido, ao lado do canteiro central.
A exemplo de outras ciclofaixas de lazer de São Paulo, a da Paulista funcionará apenas aos domingos e em feriados nacionais, das 7 às 16h, entre a rua da Consolação e a praça Osvaldo Cruz.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a previsão é que, ainda em setembro, a ciclofaixa seja estendida até o centro antigo, onde começará a funcionar a Ciclorrota Turístico-Cultural do Centro. A interligação será feita pela avenida Bernardino de Campos, rua Vergueiro e avenida Liberdade, com chegada na Praça da Sé.
As ciclofaixas em São Paulo ligam parques como o Ibirapuera, do Povo e das Bicicletas. A que passa pela marginal Pinheiros foi ampliada até o parque Villa-Lobos. Ao todo, são 67 km (72 km, com a da Paulsta) –também em regiões como a norte –entre a Praça Heróis da FEB e a estação de metrô Parada Inglesa, com acesso ao Parque da Juventude --e a leste, ao longo da avenida Governador Carvalho Pinto, onde está situado o parque Linear Engenheiro Werner Zuluaf -Tiquatira.
Mudanças no trânsito
O funcionamento da ciclofaixa na Paulista vai alterar o limite de velocidade na via dos atuais 60 km/h para 40Km/h entre as 7 e as 16h. A rua Haddock Lobo será bloqueada entre a rua Luís Coelho e a Paulista, com liberação apenas do acesso local.
Também serão bloqueados os retornos existentes na Paulista junto às ruas da Consolação e Bela Cintra.
Já para os ciclistas haverá sinalização semafórica específica no cruzamento da Paulista com a Haddock Lobo, com programação semafórica diferenciada que permita passagem entre veículos motorizados e bicicletas e evite entrelaçamento com o fluxo de veículos motorizados no trecho junto ao acesso do túnel Complexo Viário Doutor Arnaldo e a avenida Rebouças.
Por esta programação semafórica, os ciclistas deverão parar e aguardar junto ao semáforo, enquanto os veículos prosseguem em frente normalmente. Na fase seguinte será a vez dos veículos ficarem retidos pelo semáforo e os ciclistas seguirem em frente. Portanto, esta situação exigirá maior atenção tanto dos ciclistas como dos motoristas, visto ser exceção quando comparado com os demais cruzamentos desta via.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.