Topo

Desabamento em obra no shopping Metrô Tucuruvi deixa um operário morto

Uma rampa de concreto localizada no sexto andar das obras do shopping Metrô Tucuruvi, na zona norte de São Paulo, desabou e atingiu três operários - Ricardo Lou/Brazil Photo Press
Uma rampa de concreto localizada no sexto andar das obras do shopping Metrô Tucuruvi, na zona norte de São Paulo, desabou e atingiu três operários Imagem: Ricardo Lou/Brazil Photo Press

Do UOL, em São Paulo

04/09/2012 13h01Atualizada em 04/09/2012 21h39

Uma rampa de concreto localizada no sexto andar das obras do shopping Metrô Tucuruvi, na zona norte de São Paulo, desabou na manhã desta terça-feira (4), atingindo três operários que trabalhavam no local. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o operário Wilson Alves Barbosa, que foi levado para o pronto-socorro do Mandaqui, chegou morto ao hospital. Os operários estavam sobre a rampa no momento do acidente.

Outra vítima do desabamento, o operário Manuel Charles Varjão, sofreu fraturas na coluna e nos calcanhares, mas seu estado de saúde é estável. Varjão está internado no pronto-socorro do Cachoeirinha e passa por avaliação. A terceira vítima do acidente foi levada para o Hospital das Clínicas, que não forneceu informações sobre seu estado de saúde. O shopping, cuja construção é feita pela JHSF, localiza-se na rua Paulo de Faria, no bairro do Tucuruvi.  

Ainda não se sabe as causas do acidente. Técnicos da Defesa Civil estão no local avaliando a situação da obra. Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, o shopping Metrô Tucuruvi afirma que "determinou imediata apuração da causa do acidente junto aos fornecedores" e diz que está prestando apoio aos envolvidos.  

Segundo o site do shopping, o local terá 34 mil m² de área, cinco pisos e aproximadamente 250 lojas.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo (Sintracon) afirma que assessores estão no local, mas ainda não tiveram acesso ao local da ocorrência. Segundo trabalhadores da obra, o acidente teria ocorrido em uma das rampas que dão acesso ao estacionamento.

"Os trabalhadores estavam concretando a rampa quando, devido a uma falha no escoramento, tudo veio abaixo. Estamos acostumados a fatos desagradáveis como esse na construção civil, um dos setores que mais mata no nosso país. Deixei de acreditar em acidentes. Os resultados dos laudos sempre apontam falha humana, de engenharia, ou de material inadequado”, disse o presidente do sindicato, Antonio de Sousa Ramalho, por meio de nota.