Topo

Promotor diz que prefeito de Londrina (PR) admitiu ter recebido propina; advogado nega

Emerson Dias

Do UOL, em Londrina (PR)

05/09/2012 20h14

O promotor Renato de Lima Castro, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Londrina, afirmou nesta quarta-feira (5) que o atual prefeito de Londrina (PR), José Joaquim Ribeiro (PSC), admitiu em depoimento que aceitou propinas de empresários durante o processo de licitação dos uniformes escolares que são distribuídos gratuitamente pelo município.

“A propina foi paga para favorecimento de um grupo de empresas. Há uma confissão expressa e há várias outras declarações que foram categóricas de que José Ribeiro recebeu dinheiro”, disse Castro em entrevista coletiva.

O advogado do prefeito negou que ele tenha falado em recebimento de propina e entrou com um pedido de invalidação do depoimento. “Eu acabei de conversar com o prefeito e ele disse que não falou nada disso. Disse que isso foi colocado de forma inadvertida no depoimento. Vamos pedir que ele seja ouvido novamente", disse Paulo Nolasco.

Ele acrescentou que Ribeiro “foi chamado por telefone por alguém da promotoria, foi sem presença de advogado e sem ser avisado de que aquilo poderia ser usado como depoimento formal. O que prevê a Constituição é que a pessoa que vai fazer qualquer depoimento deve ser acompanhada de um advogado”.

O Ministério Público investiga suspeitas de irregularidades na compra de 35 mil kits escolares (incluindo uniformes, mochilas e tênis) desde o ano passado. Cruzando informações e depoimentos de empresários e funcionários públicos envolvidos, o MP teria contabilizado R$ 270 mil em propinas. “Ele negou estes valores, afirmando que foi recebido apenas R$ 150 mil”, disse Castro.

Segundo o MP, Ribeiro teria recebido propina entre 2010 e 2011, quando era vice-prefeito de Barbosa Neto (PDT). O dinheiro teria sido dividido em três partes iguais, sendo que uma das partes teria ido para o ex-prefeito Barbosa Neto, cassado pela Câmara de Vereadores em julho acusado de pagar seguranças com dinheiro público para vigiar a rádio da família. As licitações feitas durante a administração de Barbosa resultaram na prisão de empresários, na última semana.

O ex-prefeito negou envolvimento com irregularidades e disse que a confissão de Ribeiro prova que houve “conspiração” para tirá-lo do cargo. “Vendi propriedades e empobreci. Paguei o preço por não fazer jogo sujo”, disse Barbosa a jornalistas nesta quarta.Lond