Topo

Incêndio atinge favela de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo; fogo é controlado

Do UOL, em São Paulo

10/09/2012 11h54

Um incêndio atingiu cinco barracos nesta segunda-feira (10) na comunidade de Paraisópolis, zona sul de São Paulo. O Corpo de Bombeiros chegou a enviar cinco viaturas para o local por volta das 9h, mas só fez o rescaldo, já que, segundo os bombeiros, os próprios moradores haviam acionado a Defesa Civil e extinguido o fogo.

Ainda de acordo com a corporação, as causas do incêndio são desconhecidas. Não há feridos.

Paraisópolis tem 43 mil habitantes e é a maior favela de São Paulo, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Outros casos

Na última segunda-feira (3), um incêndio de grandes proporções atingiu a favela Morro do Piolho, na zona sul da capital paulista, deixando 285 famílias desabrigadas --o equivalente a cerca de 1.140 pessoas, segundo informações da Defesa Civil.

Quatro dias depois, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, declarou que o fogo pode ter sido intencional. "Lá existe até a suspeita de que o incêndio possa ter sido provocado, como, aliás, foi identificado em outros casos", disse.

Por sua vez, o Ministério Público de São Paulo investiga se a série de incêndios ocorridos desde janeiro deste ano em favelas da capital paulista tem relação com o interesse do setor privado ou do setor público em construir nas áreas de entorno dessas comunidades.

Até agora, segundo a Defesa Civil municipal, foram 31 casos na cidade --15, desde julho. O número é 30% superior ao de todo o ano de 2011, quando 24 incêndios foram registrados.