Topo

Em dez dias, temperatura varia 47,7ºC na região Sul, diz meteorologista

Moradores de São Joaquim observam a neve  - Vani Boza / Agencia RBS
Moradores de São Joaquim observam a neve Imagem: Vani Boza / Agencia RBS

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

26/09/2012 09h51

"Em dez dias, a temperatura variou 47,7ºC na região Sul do Brasil, praticamente os extremos de mínima e máxima para um ano todo", afirmou o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, do MetSul. Caiu dos 42,1ºC em Antonina (PR) no último dia 17 para -5,6ºC em Bom Jardim da Serra (SC), na madrugada desta quarta-feira (26).

Na noite dessa terça-feira (25) e madrugada de quarta foram registrados episódios de neve ainda inéditos este ano no país. Os flocos caíram em três cidades gaúchas: São José dos Ausentes, São Francisco de Paula e Bom Jesus, todas nos Campos em Cima da Serra. Já em Santa Catarina, caiu neve em São Joaquim e Bom Jardim da Serra de noite, na madrugada e nesta manhã.

Conforme a empresa de meteorologia MetSul, há possibilidade de ter nevado no interior de municípios vizinhos, mas, devido à baixa densidade populacional, não foi feito nenhum registro. Nessa madrugada, a temperatura mínima no Rio Grande do Sul foi medida em Santa Rosa: -2,6ºC. Já a mais baixa da região Sul ocorreu no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra (SC): -5,6ºC.

Outros registros

No Sul, o último registro de neve em quantidade significativa ocorreu em 4 de agosto de 2010, quando até 30 centímetros de neve ficaram acumulados em cidades do planalto sul catarinense e nos Aparados da Serra, no lado gaúcho.

Já em 2008, o acúmulo de gelo foi registrado no sul do Rio Grande do Sul, em Pinheiro Machado. A paisagem se transformou e, nas ruas, era possível ver carros e árvores cobertos de branco.

Nessa terça-feira também foi registrada chuva congelada, conhecida cientificamente como graupel, no sul gaúcho, como Pelotas e Pinheiro Machado, e também ao nível do mar, como na cidade litorânea de Rio Grande.

Conforme explica Nachtigall, para a formação de neve, a temperatura atmosférica precisa estar próxima de 0ºC, enquanto que para a chuva congelada, não. É uma espécie de pingos congelados, com aspecto de sal grosso.

Lavoura

A temperatura ficou próxima de zero em todo o cinturão de trigo gaúcho, que compreende o planalto médio, o noroeste, e as regiões da Produção e Missões, onde estão as cidades de Passo Fundo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga.

Houve geada forte em diversos pontos, o que pode determinar perdas significativas da plantação de trigo em algumas localidades. O frio intenso também deve trazer problemas para a fruticultura, especialmente em regiões mais serranas, alerta a MetSul.

Previsão

A onda de frio que passa pela região Sul perde força nesta quinta-feira. Entretanto, a noite desta quarta-feira ainda pode ter temperaturas semelhantes às sentidas nessa madrugada.