Topo

Chefe do tráfico no morro do Chapadão, Nando Bacalhau é preso em ação da PM do Rio

Luiz Ferreira do Nascimento, o "Nando Bacalhau", 32, é apontado como chefe do tráfico de drogas no morro do Chapadão, em Costa Barros, na zona norte do Rio. - Divulgação
Luiz Ferreira do Nascimento, o "Nando Bacalhau", 32, é apontado como chefe do tráfico de drogas no morro do Chapadão, em Costa Barros, na zona norte do Rio. Imagem: Divulgação

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

01/10/2012 15h42

Policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e civis da delegacia da Pavuna (39ª DP) prenderam nesta segunda-feira (1º), em São Paulo, Luiz Ferreira do Nascimento, o "Nando Bacalhau", 32. Ele é reconhecido como chefe do tráfico de drogas no morro do Chapadão, em Costa Barros, na zona norte do Rio de Janeiro.

O criminoso, ligado à facção criminosa Comando Vermelho (CV), era um dos mais procurados na cidade --o Disque-Denúncia oferecia recompensa de R$ 2.000. 

Bacalhau foi localizado em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, a partir de uma ação de inteligência que envolveu, além do Bope e da Polícia Civil, homens do batalhão da PM em Irajá (41º BPM), no subúrbio da capital fluminense.

Os agentes também prenderam Saulo Cristiano de Oliveira Dias, o "SL do Chapadão", 30, apontado como o segundo homem na hierarquia do narcotráfico no Chapadão. Ele seria o guarda-costas de Nando Bacalhau.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio, os dois criminosos estavam em um apartamento na cidade paulista, acompanhados de uma mulher cuja identidade não foi divulgada. Desarmados, eles não ofereceram resistência à prisão.

Bacalhau e Saulo já estão sendo trazidos para o Rio de Janeiro pelos homens do Bope, e serão apresentados ainda na tarde desta segunda-feira no distrito policial da Pavuna.

De acordo com a PM, Bacalhau foge do perfil comum à maioria dos chefes do tráfico de drogas na capital fluminense, e já teve até perfil no Facebook, onde publicava fotos com familiares. Contra ele há mandados de prisão por tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo majorado e porte ilegal de armas.

Em outubro de 2010, segundo a polícia, Bacalhau foi acusado de liderar o grupo de criminosos responsável pela chacina da "Bacia do Éden", uma localidade em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Na ocasião, cinco pessoas morreram e 12 ficaram feridas.

A chacina ocorreu durante um churrasco, e todas as vítimas eram inocentes, conforme a polícia constatou em inquérito conduzido pela 64ª DP (São João de Meriti). A motivação do crime seria uma guerra entre as facções CV e ADA (Amigos dos Amigos) pelo controle do tráfico na região.

Em julho de 2011, a polícia recebeu informações de que o ex-chefe do morro do Chapadão estaria dando cobertura a traficantes que fugiram do Complexo do Alemão durante o processo de ocupação policial.

A favela em Costa Barros se transformou na principal base do Comando Vermelho após a tomada do Alemão, e Nando Bacalhau ganhou status de liderança entre os membros da facção --em especial após a prisão de Fabiano Atanázio da Silva, o "FB", que chefiava a Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, na zona norte.