Topo

Integrantes de banda baiana acusados de estupro têm receio de voltar aos palcos, diz advogado

Banda New Hit, de Salvador, está com receio de voltar aos poucos, alega advogado - Reprodução/Site New Hit
Banda New Hit, de Salvador, está com receio de voltar aos poucos, alega advogado Imagem: Reprodução/Site New Hit

Anderson Sotero

Do UOL, em Salvador

10/10/2012 21h14

Depois de cancelarem a participação em um festival de pagode em Salvador, os integrantes da banda New Hit ainda não sabem se voltarão a se apresentar enquanto estiverem respondendo em liberdade à acusação de estupro feita por duas adolescentes, após um show na cidade baiana de Ruy Barbosa, a 321 quilômetros de Salvador.

De acordo com o advogado dos pagodeiros, Kleber Andrade, existe um receio de expor os integrantes da banda e de que até mesmo a Justiça possa "interpretar o ato como uma afronta". "As fãs estão pedindo uma apresentação, mas nossa preocupação é que eles estejam se apresentando e aconteça algum incidente. As pessoas fazem piadas e isso pode prejudicar os meninos", destacou o advogado.

Recentemente, a Skol, que patrocinaria o evento em que eles participariam, chegou a retirar o patrocínio após manifestações contrárias à banda nas redes sociais. A previsão era de que ainda esta semana os músicos fossem até Ruy Barbosa, onde a juíza da Vara Crime da cidade, Márcia Simões da Costa, recebeu a denúncia feita pelo Ministério Público da Bahia, para serem ouvidos pela juíza e adiantar a citação deles no processo.

No entanto, o advogado disse ao UOL que eles não irão mais até a cidade e pretendem aguardar o prazo para apresentar a defesa de Salvador. "Estamos preocupados com o assédio da população de Ruy Barbosa e ainda encontramos problemas com transporte e para reunir todo mundo. Amanhã vamos definir o que deverá ser feito", acrescentou.

Ainda segundo Andrade, mesmo com os receios, os integrante da banda de pagode estão na casa de familiares e "levando uma vida normal". "Eles saem de casa sem problemas", disse.

Devido a ameaças supostamente de fãs, as duas jovens, cujo laudo do Departamento de Polícia Técnica confirmou que foram violentadas, foram incluídas no Programa de Proteção à Criança e Adolescente Ameaçados de Morte (PPCAAM).

Os pagodeiros e o PM acusado de dar apoio foram denunciados por estupro qualificado, com concurso de duas ou mais pessoas. Eles chegaram a ficar 38 dias no Presídio de Feira de Santana, a 108 quilômetros de Salvador, mas conseguiram um habeas corpus na Justiça. Após ter sido solto, o vocalista da banda, Eduardo Martins, o Dudu, disse ao UOL que a o grupo voltaria com “força total”.

Já o empresário do New Hit, Jorge Sacramento, disse que a banda ainda não tem previsão de retornar aos palcos porque o estado emocional dos integrantes é “preocupante”. “A procura por shows está sendo grande. São pelo menos 10 telefonemas por dia e ligações do Brasil inteiro. Mas o estado deles ainda está bastante debilitado”, afirmou. Sacramento destacou ainda que recebe “inúmeras” ligações de fãs. “A rede social da banda está estourando. O público é bastante fiel”, emendou.