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Viracopos deve continuar fechado até às 11h desta segunda; Azul tem 231 voos cancelados

Passageiros esperam para embarcar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) - Denny Cesare/Futura Press/Estadão Conteúdo
Passageiros esperam para embarcar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) Imagem: Denny Cesare/Futura Press/Estadão Conteúdo

15/10/2012 02h48

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, deve continuar fechado para pousos e decolagens até pelo menos às 11h desta segunda-feira (15). A informação é da Azul, companhia aérea que opera 85% dos voos de passageiros do aeroporto. Segundo a Infraero, empresa pública que administra o Viracopos, ainda não há previsão para a reabertura do aeroporto.

A pista de um dos maiores aeroportos do país está interditada desde às 19h55 do último sábado (13). Segundo a Infraero, o trem de pouso de um avião de carga da companhia americana Centurion ficou destruído durante a aterrissagem, e a aeronave ficou parada no meio da pista.

O trabalho de retirada do avião do local começou no mesmo dia. A previsão inicial da Infraero era de liberar a pista às 20h deste domingo (14), mas houve atraso na remoção da aeronave, e a expectativa é de que todos os pousos e decolagens continuem cancelados até pelo menos o fim da manhã desta segunda.

  • Denny Cesare/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Trem de pouso de avião cargueiro foi destruído durante pouso no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na noite de sábado (13)

De sábado até às 1h30 de hoje, 231 voos da Azul, entre pousos e decolagens, tinham sido cancelados, segundo informação disponibilizada pela empresa em seu site na internet. Outras quatro companhias aéreas operam em Viracopos: Gol, TAM, Trip e TAP.

Orientação

A Infraero lembra que é dever da companhia aérea informar sobre atrasos, cancelamentos ou interrupções dos voos.

"Nesses casos, a empresa deve assegurar ao passageiro o direito a receber assistência material, como direito à comunicação a partir de uma hora de atraso, de alimentação, a partir de duas horas de atraso, e de acomodação, a partir de quatro horas de atraso", orienta em seu site.

Caso o passageiro se sinta prejudicado, ele pode encaminhar queixa à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e aos órgãos de defesa do consumidor.