Topo

Após ocupação de favelas no Rio, fiscais recolhem mais de 60 usuários de crack no Complexo da Maré

Do UOL, no Rio

17/10/2012 10h55

Agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social recolheram nesta quarta-feira (17) 67 dependentes químicos em uma cracolândia na favela Parque União, no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro.

A operação para reprimir o consumo de crack ocorre três dias após o início do processo de pacificação das comunidades dos complexos de Manguinhos e do Jacarezinho, situados na mesma região.

De acordo com o governo municipal, há uma investigação em curso sobre a suposta migração dos usuários de crack que ocupavam áreas de Manguinhos e do Jacarezinho para a favela Parque União, cujo tráfico de drogas é controlado pela mesma facção criminosa, o CV (Comando Vermelho).

"A questão da migração dos usuários de crack já estava dentro do planejamento. A nossa perspectiva é de continuar ofertando a possibilidade de abrigamento e tratamento contra dependência química a todos. A Prefeitura do Rio, por meio de sua rede de proteção social, tem condições de proporcionar uma porta de saída para os homens, mulheres e crianças que encontram-se nessa situação degradante", afirmou a secretária Fátima Nascimento.

A ação da pasta de Assistência Social tem o objetivo de impedir que a comunidade do Complexo da Maré se torne o novo polo do consumo de crack na cidade. Das 67 pessoas recolhidas, cinco são menores. Após o trabalho de identificação, os dependentes químicos serão encaminhados para abrigos da Rede de Proteção Social do município.

Participaram da ação policiais militares do batalhão da Maré (22º BPM), policiais civis da delegacia de Bonsucesso (21ª DP) e agentes da Dcod (Delegacia de Combate às Drogas).

Na segunda-feira (15), fiscais da SMAS já haviam recolhido 71 usuários de crack, entre os quais três menores, em uma ação pós-ocupação nas favelas de Manguinhos e do Jacarezinho.

O governo municipal afirmou ter identificado pontos onde há maior concentração de usuários de crack nas comunidades, que terão a iluminação reforçada pela Rioluz, empresa de iluminação pública do Rio. Cerca de 3.000 pontos de luz dessas regiões receberão manutenção.

A operação

Em apenas dez minutos, policiais militares ocuparam, na madrugada de domingo (14), as favelas de Manguinhos, Mandela e Varginha, na zona norte do Rio.

As comunidades, que compõem o chamado Complexo de Manguinhos, no subúrbio carioca, são alguns dos principais redutos do tráfico de drogas do Estado, também consideradas polos da chamada "epidemia do crack" no Rio e devem receber a 29º UPP do Rio de Janeiro nos próximos meses, segundo a PM.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, 165 agentes das tropas da Polícia Civil participaram de uma operação paralela na favela do Jacarezinho –comunidade vizinha-- em apoio à ocupação das demais comunidades. Dois helicópteros auxiliaram os policiais.