Topo

Grande São Paulo tem pelo menos dez mortes violentas na madrugada

Daniel Mello

Da Agência Brasil

03/11/2012 16h59

Ao menos dez pessoas foram mortas por arma de fogo na Grande São Paulo entre a noite de ontem e a madrugada deste sábado. Na tarde de hoje (3), um suspeito de trocar tiros com policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) chegou morto ao Hospital Universitário da USP, segundo a assessoria da instituição.

Seis mortes aconteceram em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Três delas foram de suspeitos que teriam entrado em confronto com policiais militares, segundo informações do 3º Distrito de Polícia de São Bernardo.


Ainda em São Bernardo, dois homens e uma mulher, que segundo o boletim de ocorrência participavam de um churrasco em um bar, foram baleados por dois homens em uma moto. Um pintor de 35 anos e um segurança de 39 anos morreram. A mulher foi socorrida. No local foram apreendidas máquinas caça-níqueis.

Em Embu das Artes dois homens morreram, após, segundo testemunhas, terem sido baleados por três homens que estavam a pé. Foi registrado também um homicídio na Vila Carmosina, zona leste paulistana.

O aumento da violência no estado levou o governo federal a oferecer apoio ao governo de São Paulo. Os termos da parceria serão definidos pelos dois governos em uma reunião marcada para o começo da próxima semana.

Em setembro foi registrado aumento de 96% no número de homicídios na cidade de São Paulo, em comparação ao mesmo mês de 2011. Segundo o balanço da Secretaria de Segurança Pública de Estado de São Paulo, a capital registrou 135 casos de homicídios, enquanto no mesmo mês de 2011 foram 69 casos.

No acumulado entre janeiro e setembro, a alta foi 22% na capital, com 920 casos de homicídios e 982 vítimas (em alguns casos foram registradas várias vítimas de um mesmo crime). Em todo o Estado, no mesmo período, o aumento foi 8%.