Topo

Reunião hoje à tarde definirá termos da parceria entre União e Estado para combate à violência em SP

Do UOL, em São Paulo

06/11/2012 10h30

Está marcada para esta terça-feira (6) às 13h, no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo paulista), uma reunião entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, para discutir o combate à onda de violência no Estado.

A parceria entre os governos federal e estadual foi oficializada no último dia 1° em um telefonema em que a presidente Dilma Rousseff fez ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para oferecer ajuda.

A reunião de hoje servirá para definir os termos da parceria, firmada após troca de acusações entre os dois governos sobre a situação da segurança pública em São Paulo. Na terça-feira (30), o Ministério da Justiça divulgou nota rebatendo acusações de que não teria oferecido ajuda ao governo estadual e reiterando a disposição de pactuar um plano de segurança pública integrado entre as esferas estadual e federal.

Aumento da violência

De acordo com levantamento oficial divulgado na última quarta-feira (31), a cidade de São Paulo registrou 145 homicídios no mês de outubro, um crescimento de 86% em relação ao mesmo mês do ano passado, que teve 78 ocorrências.

É o segundo mês seguido em que a capital registra recorde de homicídios desde que a contabilidade mensal começou a ser feita pelo governo de São Paulo, em janeiro do ano passado. O recorde já havia sido quebrado em setembro passado, com 135 homicídios - número 96% maior do que o mesmo mês do ano anterior.

Com relação à morte de policiais, de janeiro até agora, pelo menos 90 policiais foram mortos no Estado. O total de PMs mortos de janeiro a outubro já é 57% maior do que em todo o ano passado, quando foram registradas 56 mortes durante esse período.

A vítima mais recente foi a soldado Marta Umbelina da Silva, 44. Ela foi morta a tiros na frente da filha de 9 anos na zona norte da capital, na noite do último sábado (3).