Topo

Operação Saturação prende 4 em laboratório de refino de drogas na zona leste de SP

Do UOL, em São Paulo

08/11/2012 09h03

O primeiro dia da Operação Saturação da Polícia Militar de São Paulo na zona leste da capital, nesta quarta-feira (7), resultou na detenção de quatro pessoas no bairro de Ermelino Matarazzo, depois que a polícia encontrou um laboratório de refino de drogas no local.

Os PMs chegaram ao local após receberem uma denúncia de que um policial era mantido como refém em uma casa na favela Mongo Parque. Ao chegarem lá, os policiais perceberam que a informação era falsa, mas chegaram até a casa onde o laboratório funcionava. Além de drogas, foram encontrados armas, balança de precisão e outros instrumentos para refino e embalagem de drogas.

Os quatro detidos, com idades entre 22 e 26 anos, foram levado para a Central de Flagrantes e foram indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma.

A Operação Saturação acontece desde o dia 29 de outubro na favela de Paraisópolis (zona sul de São Paulo) e foi estendida nesta quarta para as zonas norte e leste da capital e também para a cidade de Guarulhos. A operação não tem data para terminar.

Segundo a PM, a intensificação da operação conta com mais de 160 policiais militares na Parada de Taipas, na zona norte, 130 PMs em Santa Inês, na zona leste, e 110 PMs na comunidade São Rafael, em Guarulhos. Em cada um dos três pontos, a corporação terá o apoio de veículos e de uma aeronave.

O número de homens nas três novas localidades juntas, porém, ainda é inferior ao empregado apenas em Paraisópolis --400, contra 500 na favela paulistana.

Ao todo, de acordo com a PM-SP, além dos 36 presos em Paraisópolis desde o início da operação , também já foram apreendidos seis adolescentes, recapturados 11 foragidos da Justiça e apreendidas 16 armas de fogo, 351 munições e pouco menos de 400 kg de drogas.

Pacote de medidas

Para conter a onda de violência na capital e na Grande São Paulo, os governos estadual e federal anunciaram na terça-feira (6) uma primeira medida: a criação de uma "agência de ação integrada" para combate ao crime organizado.

O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e pelo governador Geraldo Alckmin após reunião no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo paulista).

Além da criação da agência, cuja primeira reunião será na segunda que vem (12), outras cinco medidas foram anunciadas: o fortalecimento dos trabalhos de perícia, a fiscalização conjunta em vias marítima, aérea e terrestre, a criação de um centro de comando e controle integrado por videomonitoramento e com auxílio da Prefeitura de SP, ações de enfrentamento ao crack e transferência de presos de São Paulo a penitenciárias federais nos próximos dias.