Topo

Operação da Polícia Civil prende chefe do tráfico e mais cinco suspeitos em favela da zona norte do Rio

Felipe Martins

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/11/2012 10h37

Seis suspeitos foram presos nesta sexta-feira (9) em operação da Polícia Civil na favela da Coreia, em Senador Camará, zona oeste do Rio de Janeiro. Pelo menos 35 pessoas chegaram a ser detidas, sendo que 31 estavam internados na Casa de Recuperação Nação dos Profetas, que oferece tratamento a dependentes químicos. No entanto, a maioria foi liberada após averiguação.

Os policiais da Core capturaram Jorge Ney Monteiro da Paixão, o "PQD", 31, apontado pela Polícia Civil como terceiro homem do tráfico na comunidade Vila Aliança, localizada em Bangu, na zona oeste. De acordo com a Civil, toda a cocaína que chegava à Vila Aliança passava pelo traficante. Coréia e Vila Aliança são comunidades dominadas pela facção criminosa Terceiro Comando Puro.

Ainda na Coreia, a polícia estourou uma refinaria do tráfico mantida em uma residência na favela. Cerca de 60 kg de cocaína foram apreendidos na casa. Além da droga, grande quantidade de munição e uma farda da polícia militar foram apreendidos na operação.

Um outro homem foi detido dentro de uma igreja evangélica. Ao fugir da polícia, o suposto traficante se misturou aos demais frequentadores do culto. Os policias interromperam o ato religioso e efetuaram a prisão do suspeito.

A ação, comandada pela Delegacia de Combate às Drogas com o apoio da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) e de várias delegacias especializadas, começou nas primeiras horas da manhã. Um helicóptero e três carros blindados da Polícia Civil deram suporte à operação.

Segundo a polícia, o comando do Terceiro Comando Puro está em aberto desde a morte do traficante Marcio Jose Sabino de Almeida, o Matemático, morto em maio deste ano em uma operação coordenada das polícias Federal, Civil e Militar.

No mês seguinte, o homem apontado como o provável sucessor, o traficante Wellington de Almeida, conhecido como Barriga ou Umbigo, foi morto durante uma troca de tiros em uma operação da Polícia Militar no morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na zona norte do Rio.