Topo

Madrugada violenta na Grande SP tem 13 mortos, chacina no ABC e ônibus incendiado

Corpos de três vítimas de chacina ficam estirados em rua de Santo André conhecido como "cracolândia" - Folhapress
Corpos de três vítimas de chacina ficam estirados em rua de Santo André conhecido como "cracolândia" Imagem: Folhapress

Do UOL, em São Paulo

09/11/2012 06h45Atualizada em 09/11/2012 15h59

A Grande São Paulo registrou mais uma madrugada violenta nesta sexta-feira (9). Ao todo, 13 pessoas foram mortas e outras 10 foram feridas na capital e em cidades da região metropolitana em um intervalo de apenas cinco horas --entre as 19h30 de quinta-feira e a 0h30 de hoje. Na zona sul da capital, um ônibus também foi incendiado.

Na zona sul da cidade de São Paulo, no Jardim São Luís, foram quatro ataques, entre as 23 horas e a meia-noite de ontem. Foram quatro mortes e duas pessoas feridas.

Também na zona sul da cidade, por volta das 19h30, no bairro de Cidade Dutra, dois homens em uma moto atiraram contra um grupo de pessoas que estava em frente a um sacolão. Um homem morreu. Três pessoas que estavam em frente ao estabelecimento comercial ficaram feridas.

Violência no ABC

Em Santo André (Grande São Paulo), na região do ABC paulista, cinco pessoas foram assassinadas a tiros de escopeta --quatro delas, vítimas de uma chacina-- nos bairros da Vila Sacadura Cabral e Vila Guiomar. Os locais, na zona periférica da cidade, são conhecidos como “cracolândias”.

Por volta das 23h30, seis pessoas foram baleadas na rua Fernando de Noronha, na Vila Sacadura Cabral. Três morreram no local e três foram levadas ao pronto-socorro da Santa Casa de Santo André. Um dos feridos não resistiu e morreu na unidade de saúde.

Testemunhas disseram à polícia que um veículo parou na rua, três homens desceram e efetuaram os disparos.

Segundo o delegado Roberto Von Haydin, plantonista do 2º Distrito Policial de Santo André, onde os casos estão sendo investigados, o relato dos moradores coincide com as circunstâncias em que os corpos foram encontrados.

“De fato, os corpos estavam muito próximos uns dos outros, cerca de cem metros. Isso nos leva a crer que as vítimas foram mesmo mortas por mais de um atirador.”

Cerca de 15 minutos depois, na rua Ubatuba, no bairro de Vila Guimar, a cerca de um 1 km do local, outras duas pessoas foram baleadas. Uma das vítimas também morreu no local e a outra foi levada para o mesmo pronto-socorro. O estado de saúde dos feridos é desconhecido.

Para o delegado, os crimes podem estar relacionados. “O curto espaço de tempo entre os assassinatos, a proximidade das cenas dos crimes e o fato de todos os assassinatos terem sido cometidos com armas de calibre 12. indicam que, possivelmente, as mortes foram cometidas pelo mesmo grupo”, adianta.

A motivação dos crimes, no entanto, é objeto de investigação e, segundo o delegado, qualquer especulação a esse respeito é “prematura”.

Ainda de acordo com o delegado, a polícia vai analisar imagens das câmeras de segurança da região para tentar identificar possíveis suspeitos.

Ataques na região metropolitana

Em Santana de Parnaíba, também na Grande São Paulo, três jovens foram baleados no início da madrugada desta sexta-feira, na rua Capricórnio, no Parque Santana. Segundo a Polícia Militar, as vitimas estavam em uma praça consumindo drogas e bebidas alcoólicas quando teriam sido alvejadas por dois suspeitos em uma moto. Dois morreram no local. O terceiro foi encaminhado para o hospital. O crime ocorreu a poucos metros do Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), da Delegacia de Santana de Parnaíba.

Ônibus incendiado

Ainda ontem, por volta das 22h, um ônibus biarticulado da Viação Cidade Dutra foi incendiado por um grupo de pessoas na região do Grajaú, zona sul da capital. O coletivo, que fazia a linha 6913 (Terminal Bandeira - Terminal Varginha) e seguia para o centro da cidade, parou em um dos pontos da avenida quando o grupo, armado, ordenou que todos deixassem o veículo, que, em seguida, foi incendiado. O cobrador teve 30% do corpo queimado ao não conseguir deixar o veículo a tempo. Nenhum suspeito foi detido até o momento.

Outros dois homens que estavam em uma moto foram baleados, durante a noite da ontem, em uma suposta troca de tiros com policiais militares da Rocam (Rondas Ostensivas com Auxílio de Motocicleta). Segundo a PM, a dupla desobedeceu a ordem de parar e foi perseguida. Os dois ocupantes da moto, segundo a polícia, teriam atirado contra os policiais, mas acabaram baleados. Ambos foram internados no hospital. (Com Agência Estado)