Topo

Jato derrapa na pista de Congonhas, em São Paulo, e se acidenta; três ficam feridos

Do UOL, em São Paulo

11/11/2012 17h47Atualizada em 11/11/2012 20h12

Um avião de pequeno porte se acidentou na tarde deste domingo (11) no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, após derrapar cabeceira da pista. O acidente ocorreu a poucos metros da avenida dos Bandeirantes, que é isolada do terminal por um muro. 

Segundo a Infraero (estatal responsável pela administração dos aeroportos), havia três pessoas na aeronave --uma passageira e dois tripulantes. Os três sofreram ferimentos leves e foram encaminhados aos hospitais das Clínicas e Santa Paula. O aeroporto foi fechado para pousos e decolagens às17h27, quando ocorreu o acidente, e reabriu às 18h41.

Cinco voos foram alternados para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, e quatro para o terminal de Guarulhos (Grande São Paulo). Outros dois voos foram redirecionados para aeroportos que não foram informados pela Infraero.

O acidente

De acordo com a estatal, a aeronave, modelo Cesna Citation, prefixo PRMRG, decolou de Florianópolis e pousou na pista auxiliar de Congonhas. A proprietária do avião é a empresa Tropic Air, com sede em Porto Seguro (BA). Segundo a Infraero, o avião ultrapassou o limite da pista e escorregou pelo talude, atingindo uma grade de proteção.

As causas do acidente serão investigadas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes), órgão da Aeronáutica. 

O Corpo de Bombeiros enviou cinco equipes para o local para evitar explosões na aeronave. As equipes jogaram água e uma espuma branca sobre o avião.

Por conta do incidente, a avenida dos Bandeirantes, que liga a marginal Pinheiros à rodovia dos Imigrantes, ficou com o trânsito congestionado nos dois sentidos.

A lentidão chegou a atingir três quilômetros de tráfego parado a partir do local do acidente, tanto no sentido marginal, quanto no sentido Imigrantes, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Por volta de 19h30, a situação do tráfego já estava normalizada.

  • Divulgação

    Imagem do site da empresa Tropic Air mostra modelo da aeronave que se acidentou neste domingo (11) em Congonhas; clique na imagem para vê-la ampliada

A empresa

A reportagem do UOL ligou para a empresa proprietária da aeronave, mas ninguém atendeu a ligação, e aguarda uma resposta a um email enviado às 18h50.

Em sua página, a Tropic Air diz que opera "dentro os padrões internacionais e com espírito empreendedor", se orientando "por valores como pontualidade, segurança, conforto e atendimento qualificado." 

"A Tropic Air tem como cultura empresarial o melhoramento e formação continua da sua equipe, rigorosos procedimentos de segurança e constante investimento em treinamento, modernização das suas aeronaves e instalações. Nossa equipe de pilotos, altamente qualificados, mantém a sua proficiência com treinamentos periódicos, em simulador, e nos constantes cursos de atualização proporcionados pela empresa", diz o texto.

LOCAL DO ACIDENTE

  • Reprodução/Google Maps

    O avião se acidentou na cabeceira da pista do aeroporto, bem perto da avenida dos Bandeirantes, uma das mais movimentadas da zona sul de São Paulo; o avião tentou pousar na pista auxiliar, que fica ao lado da principal