Topo

Governo de SC suspende folgas e cria força de apoio com PMs do interior

Do UOL, em São Paulo

16/11/2012 19h17

O governo de Santa Catarina anunciou nesta sexta-feira (16) a suspensão das folgas de policiais e a formação de uma "força de segunda linha" com policiais de cidades do interior do Estado para auxiliar na segurança de Florianópolis e outras cidades afetadas pela onda de violência que se arrasta desde a última segunda-feira (12).

Ao todo, segundo o Estado, já foram 59 ocorrências desde o início da onda, 46 detidos e três pessoas mortas –de acordo com a Polícia Militar, todos criminosos baleados em reação das autoridades a ataques, principalmente a ônibus do transporte coletivo.

As medidas foram anunciadas durante entrevista coletiva concedida pelos representantes da cúpula da Segurança Pública no Gabinete de Crise do governo do Estado, na sede da PM.

O comandante da PM em Santa Catarina, Nazareno Marcineiro, afirmou que nos próximos dias será mantida a escolta de ônibus do transporte coletivo em áreas que têm se mostrado mais vulneráveis aos ataques dos bandidos. Por outro lado, ele admitiu que não há carros o suficiente para atender a demanda de cerca de mil ônibus.

Tanto a PM quanto a Secretaria de Segurança Pública também recharaçam, nesse momento, durante a entrevista, o envio de tropas da FNS (Força Nacional Nacional de Segurança).