Topo

Segunda e terceira vítimas da onda de violência em SC são suspeitos de planejar ataque a policial

Do UOL, em São Paulo

16/11/2012 00h03

Dois suspeitos de planejar um ataque contra um policial civil foram mortos, na noite desta quarta-feira (15), em confronto com a Polícia Militar, durante abordagem em Tijucas, na Grande Florianópolis, elevando para três o numero de vítimas na região em apenas seis horas. A informação foi confirmada por volta das 23h20 pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina.

Segundo o setor de inteligência da Polícia Civil, os dois homens, identificados como Lucas Roberto Fernandes dos Santos e Rodrigo José da Silva, haviam saído de Florianópolis e se dirigiam para Itapema para, de acordo com a polícia, matar um policial, quando foram abordados na altura de Tijucas. Houve tiroteio com os policiais e os dois morreram.

Primeira morte foi registrada na tarde desta quinta (15)

Também nesta quarta-feira (15), às 17h30, morreu Jeferson Belo, suspeito de ser um dos dois homens que tentaram incendiar um ônibus às 16h, em Itapema (70 km ao norte de Florianópolis), após trocar tiros com a Polícia Militar. A corporação confirmou que a morte de Belo é a primeira relacionada à onda de violência que atinge o Estado de Santa Catarina desde a última segunda-feira (12).

Belo e um homem ainda não identificado são suspeitos pelo ataque ao ônibus da Viação Praiana, no bairro Salseiros, em Itapema. A Polícia Militar e os bombeiros chegaram poucos minutos depois que os dois suspeitos jogaram gasolina no motorista do veículo e tentavam incendiar o veículo.

Segundo informações da PM, os suspeitos atiraram contra o carro da polícia, sem atingir os policiais, que revidaram o ataque com tiros. No revide, Belo foi ferido com seis tiros, mas o outro suspeito conseguiu escapar. Na operação, uma adolescente que dava apoio aos suspeitos foi presa.

Belo chegou a ser levado para o hospital Santo Antônio, em Blumenau, mas não resistiu aos ferimentos e morreu às 17h30, segundo informações prestadas pela Polícia Militar.

Entenda como o ataque aconteceu

Segundo testemunhas, os suspeitos do ataque pararam o ônibus atravessando uma moto à sua frente. Em seguida, quebraram um vidro e jogaram gasolina dentro do veículo, encharcando o motorista. O homem, que não teve sua identidade revelada, saiu sem ferimentos.

A polícia já têm 30 pessoas detidas sob suspeita de alguma participação nos 42 atentados ocorridos em 11 cidades desde segunda-feira (12), quando os ataques começaram.