Topo

Alckmin diz que aumento de homicídios em São Paulo é "momentâneo"

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

22/11/2012 18h12

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (22) que o aumento no número de homicídios registrados no Estado na noite passada é algo “momentâneo” e “transitório”. Segundo o tucano, o índice normal é de 10,5 homicídios por 100 mil habitantes e na noite de ontem para hoje foram 12.

“É momentâneo, é uma fase de enfrentamento do tráfico de droga e armas, mas é transitório. Nós temos absoluta confiança no trabalho do dr. Fernando Grella Vieira”, afirmou, referindo-se ano novo secretário de Segurança Pública de São Paulo, empossado hoje.

Segundo o governador, o índice de São Paulo está no patamar limite da Organização Mundial de Saúde. “Nós temos 42 milhões de habitantes, 10 homicídios por 100 mil habitantes, que é o limite da Organização Mundial de Saúde. São 4.200 por ano, divide por 365 dias, são 12 homicídios por dia.”

Indagado se achava pouco o número, respondeu: “Não, não acho pouco nem muito. Estou só dizendo que São Paulo tem 10. Se nós tivéssemos o índice do Brasil não seriam 12 por dia, seriam 30 por dia”.

Alckmin disse ainda que São Paulo “conquistou ao longo desses últimos 12 anos os melhores indicadores do país de criminalidade”: “Nós temos 10,5 homicídios por 100 mil habitantes, o Brasil tem 23”.

Sobre a troca de secretários, Alckmin afirmou que se trata de uma “luta longa, permanente, 24 horas por dia”. “O dr. Grella é uma pessoa muito experiente, tem liderança.”

Alckmin esteve presente à cerimônia de posse do novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, em Brasília. “É um importante momento do Judiciário brasileiro. Acho que ele fez um discurso muito objetivo, falando dessa proximidade do Judiciário e da sociedade e da celeridade, que é importante para o país, para as pessoas, para julgamento para não ter impunidade e também para trazer segurança jurídica e o país poder crescer mais e trazer mais investimento”, afirmou o governador.

Novo secretário promete unir direitos humanos e ação efetiva