Topo

Promotor diz que irá denunciar outro policial pela morte de Eliza ainda neste ano

Carlos Eduardo Cherem, Guilherme Balza e Rayder Bragon

Do UOL, em Contagem (MG)

24/11/2012 01h53

O promotor Henry Castro afirmou, após a condenação do réu Luiz Henrique Romão, o Macarrão, que irá abrir denúncia ainda neste ano do policial civil aposentado José Laureano de Assis, o Zezé, pela morte de Eliza Samudio.

De acordo com ele, Zezé teria ajudado Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, a matar Eliza. “Zezé vai ser denunciado, sim”, disse. As características físicas de Zezé batem com a descrição que Jorge Rosa, primo de Bruno e menor à época do desaparecimento de Eliza, fez à polícia do executor da modelo.

Na depoimento, Rosa descreveu o executor de Eliza como um homem negro, de 1,80 m de altura. A testemunha Jaílson Alves, que depôs na terça-feira no júri, quando perguntado sobre o promotor sobre Zezé, afirmou que foi ele que matou Eliza.

O promotor estimou que Macarrão deixará a prisão em dois anos e meio, totalizando quase cinco anos de detenção. Na avaliação de Castro, Macarrão confessou o crime proque a defesa dele considerou “irresistível” a confissão.

O promotor afirmou ainda que Dayanne de Souza, ex-mulher de Bruno, deverá ser inocentada da acusação de sequestro e cárcere privado do filho de Eliza. “Certamente ela sairá pela porta da frente do fórum. Não creio que ela será condenada”, afirmou.

Veja como foi cada dia do julgamento

1º diaMarcos Aparecido dos Santos, o Bola, fica sem advogado depois que Ércio Quaresma se recusa a fazer sua defesa preliminar no tempo estabelecido pela juíza. Bola, então, rejeita um defensor público. Com isso, ele tem seu julgamento adiado para data ainda a ser definida
 A juíza dispensa sete jurados que participaram de outro júri de Bola e o absolveram da morte de um carcereiro
 Fernando Diniz, advogado do Luiz Henrique Romão, o Macarrão, também ameaçou abandonar a defesa, mas voltou atrás
 Também nesta segunda-feira foram definidos os sete jurados que decidirão o futuro dos réus. O corpo de jurados ficou definido com seis mulheres e um homem
2º dia O segundo dia do júri do caso Eliza Samudio foi marcado pela substituição de um dos advogados do goleiro Bruno Fernandes e terminou com um momento de intimidade entre o ex-jogador e sua atual namorada Ingrid Oliveira.
  Bruno dispensou o advogado Rui Pimenta, que disse estar surpreso.
 A sessão de hoje foi marcada também pelo choro de Dayanne de Souza, ex-mulher do jogador, e Fernanda de Castro, ex-amante do goleiro, ambas acusadas de participação no desaparecimento de Eliza Samudio.
 Por um pedido da Promotoria, a juíza Marixa Fabiane decidiu desmembrar o julgamento de Dayanne, de modo que o advogado Francisco Simim passasse a defender apenas Bruno neste júri. Com isso, ela será julgada em outra data.
  A juíza Marixa Fabiane aplicou uma multa de R$ 18,7 mil para os três advogados de Bola, que abandonaram o júri.
3º dia Em outro dia tumultuado, o ex-goleiro Bruno conseguiu ter seu julgamento desmembrado. Ele será julgado em 4 de março de 2013.
  Macarrão depôs e incriminou Bruno. Ele disse que o ex-goleiro pediu para ele levar Eliza para um local perto da Toca da Raposa. Lá, ela desceu do carro que ele dirigia e foi colocada em um Pálio preto. Ele, no entanto, não disse textualmente que Eliza está morta.
4º dia No quarto dia do julgamento, só Fernanda Castro, ex-amante de Bruno, prestou depoimento. Ela disse que só soube da morte de Eliza por causa do depoimento de Macarrão, dado na quinta-feira (22), na madrugada.
5º dia Depois de intensos debates entre acusação e defesa, que começaram por volta das 9h e só terminaram depois das 23h, os jurados condenam Macarrão a 15 anos e Fernanda Castro a cinco anos.