Topo

Tropa de Choque é acionada após protesto com ônibus incendiados na zona norte de SP

Do UOL, em São Paulo

04/12/2012 19h23Atualizada em 04/12/2012 22h32

A Tropa de Choque da Polícia Militar de São Paulo foi acionada nesta terça-feira (4) para conter uma manifestação de moradores do Jaraguá, na zona norte de São Paulo. Durante o protesto, dois ônibus foram incendiados e um terceiro foi apedrejado. Ninguém ficou ferido.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o primeiro ônibus foi queimado por volta das 17h na avenida Elísio Teixeira Leite (altura do número 6.000). O segundo foi incendiado 30 minutos depois, na rua Alexandre Orlovo.

O terceiro veículo foi danificado na estrada de Taipas (altura do número 2.000). De acordo com os bombeiros, além do ônibus apedrejado, móveis e outros objetos foram incendiados na via. Ainda não há informações sobre detidos.

Com o tumulto, a Tropa de Choque foi acionada e chegou ao local por volta das 18h50.

A polícia não sabe o que motivou o protesto, mas informou que uma das hipóteses é que a manifestação tenha sido uma resposta à ação contra o tráfico, já que seis pessoas foram presas na tarde desta terça em uma refinaria de cocaína descoberta na região.

A SPTrans informou que a circulação dos ônibus da linha 8006-10 Jardim Donária-Terminal Pirituba foi interrompida no início da noite desta terça após os ataques.

Operação Saturação

A região de Parada de Taipas e da Freguesia da Ó, na zona norte, receberam a Operação Saturação da Polícia Militar no dia 7 de novembro.

De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), a operação na Parada de Taipas conta com 160 policiais militares, 32 motos, 15 viaturas e um helicóptero.

A ação --uma resposta à onda de violência que atinge a região metropolitana de São Paulo desde agosto-- teve início no dia 29 de outubro, em Paraísópolis, e depois foi estendida às zonas norte e leste da capital e a Guarulhos (Grande São Paulo). Segundo a PM, a operação não tem prazo para terminar.