Topo

Piloto da FAB em treinamento morre após bater avião em linha de alta tensão em Santa Catarina

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

06/12/2012 13h30

Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) caiu às 10h desta quinta-feira (6) em Zortéa (400 km de Florianópolis), ao bater numa linha de alta tensão. O piloto André Ricardo Halmenschlager não conseguiu ejetar o assento e morreu na queda.

O avião partiu da Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em missão de treinamento. Segundo o comandante da base, Davi Alcoforado, era um caça modelo AMX, com mais de 30 anos de uso.

Um balseiro no rio Pelotas, que divide Santa Catarina e Rio Grande do Sul, viu o avião voando baixo e testemunhou o momento em que ele bateu na linha de alta tensão da Usina de Machadinho, causando uma explosão.

Segundo o gerente da usina, Elinton Chiaradia, houve queda de energia no sistema por causa do acidente. A linha liga a usina à subestação de Campos Novos, ambas em território catarinense.

O avião caiu no rio, mas não afundou. No primeiro momento as pessoas não encontraram o piloto. Perto do meio-dia o corpo foi encontrado. Equipes da FAB estão se dirigindo para Joaçaba, a 40km do acidente, para iniciar as investigações sobre a causa do acidente.