Topo

Partes de fachada de prédio em Niterói caem duas vezes em menos de 24 horas; há risco de desabamento

O prédio está interditado sob risco iminente de desabamento desde a noite desta quinta-feira - Alexandre Campos/Futura Press
O prédio está interditado sob risco iminente de desabamento desde a noite desta quinta-feira Imagem: Alexandre Campos/Futura Press

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/12/2012 13h15Atualizada em 14/12/2012 16h55

Um prédio localizado no bairro de Ponta da Areia, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, está interditado sob risco iminente de desabamento desde a noite desta quinta-feira (13). Na tarde desta sexta (14), mais uma parte da fachada desabou, assustando um grande número de curiosos e moradores que se aglomeram em volta do edifício.

Segundo a Defesa Civil Municipal, há "risco efetivo de desabamento" do prédio ainda hoje. Ainda de acordo com o órgão, o imóvel teve afundamento de piso e deslocamento de alvenaria. Não há previsão de liberação para que os moradores voltem a suas casas, nem mesmo para pegar seus objetos pessoais. às 16h30, ventava muito no local.

A Defesa Civil afirmou ainda que, caso o edifício não desabe, será estudada a possibilidade de realizar uma obra de escoras.

Por volta das 18h30 de quinta-feira, durante o temporal que atingiu a região, os moradores do edifício número 354 da rua Barão de Mauá tiveram que deixar o imóvel às pressas após a queda parcial da fachada, causada pela chuva e por rajadas de vento.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Niterói, 17 famílias estão desalojadas e foram cadastradas pela Secretaria de Assistência Social, mas apenas 12 delas aceitaram ir para o abrigo municipal, localizado no centro da cidade. Muitos deles passaram a madrugada nas calçadas da rua, e outros se abrigaram em casas de parentes.

Técnicos da Defesa Civil de Niterói, que interditou o imóvel já na noite da quinta, realizaram vistoria no local nesta sexta-feira.