Topo

Chuva alaga vias da zona norte do Rio de Janeiro e deixa veículos ilhados

Julio Reis

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/12/2012 18h42Atualizada em 19/12/2012 20h58

Vias importantes da zona norte do Rio de Janeiro ficaram alagadas no início da noite desta quarta-feira (19) por conta da chuva que atingiu a capital fluminense. Também choveu na capital paulista, o que provocou vários pontos de alagamento.

Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, a estrada da Água Grande, na altura da avenida Brás de Pina, em Irajá, ficou inundada.

Houve alagamentos também na praça do Carmo, na Penha; avenida Meriti, na altura da estrada da Água Grande, em Irajá; cruzamento da estrada do Barro Vermelho com a avenida Pastor Martin Luther King, no Colégio; na avenida Brasil, sentido centro, na altura da rua Nair, na Penha; e estrada do Quitungo, em Brás de Pina.

Um ônibus ficou ilhado e carros submersos na avenida Brás de Pina. Segundo o Corpo de Bombeiros, o resgate dos passageiros foi feito por botes do quartel da Penha. Ainda não é possível dizer quantos foram resgatados e nem se há feridos ou se algum passageiro precisou ser encaminhado ao hospital.

Antes do resgate, alguns dos passageiros chegaram a subir no teto do ônibus para pedir socorro. O trânsito ficou complicado na área que compreende os bairros da Penha e de Irajá, segundo informações do Centro de Operações da Prefeitura do Rio.

Por conta das chuvas, a Defesa Civil Municipal acionou as sirenes de Guaíba/Vila Pequiri, Serrano, Jardim do Carmo, Nova Maracá 1 e 2 e Cariri, todas no complexo de favelas da Penha. O objetivo das sirenes é alertar os moradores para riscos de deslizamentos.

Segundo a Prefeitura do Rio, as sirenes tocaram a partir das 17h30, e os moradores foram orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil a se dirigir aos 10 pontos de apoio da região. As sirenes foram desligadas às 18h17.

Imagens do radar meteorológico utilizado pelo Centro de Operações do Rio indicam instabilidades em grande parte da zona norte da capital, Baixada Fluminense e região Serrana.