Topo

Em Alto Paraíso, francês místico diz acreditar que o mundo iniciou uma nova era nesta sexta-feira

Lourdes Souza

Do UOL, em Alto Paraíso (GO)

21/12/2012 19h58

O francês Laurent Pierre Dauzou, 50, diz acreditar que nesta sexta-feira (21) o mundo iniciou uma nova era. Morador de Alto Paraíso (410 km de Goiânia) há três anos, ele passou o dia em meditação e práticas de yoga em sua casa em formato de iglu gigante, onde funciona também um albergue, que recebeu dois estrangeiros e quatro brasileiros.

"Hoje é o primeiro dia de uma nova era. Está acontecendo uma transição e iniciamos a construção do mundo novo." Laurent diz que se mudou para Alto Paraíso em busca de experiências espirituais, que ampliassem suas pesquisas.

Natural de Paris, ele afirma que não se adapta ao sistema dos grandes centros e está em busca de paz. Mas é categórico ao dizer que as especulações sobre o fim do mundo não alteraram sua rotina.

Ele afirma que a procura por hospedagem em seu albergue não aumentou no período. Com lotação de dez leitos ao custo de R$ 50 por pessoa, com direito a café da manhã, o local está com 60% dos quartos ocupados. "Em datas comemorativas como a virada do ano até o carnaval o movimento é bem maior. O rumor do fim do mundo acabou sendo amplificado sem substância."

No local, estão hospedados dois jovens, um canadense e outro suíço, que escolheram Alto Paraíso para passar o fim do mundo ou a mudança de era. Zangito Biglow, 23, deixou o Canadá há um mês para passar dezembro em Goiás.

"Escolhi Alto Paraíso pela energia e para acompanhar esse período de transição", diz ele que ficará na cidade até março e depois seguirá para São Paulo. Bilow diz que voltará para seu país somente em outubro.

Dauzou diz que a energia de Alto Paraíso é diferenciada por causa de uma placa de quartzo que está no subsolo. Segundo ele, esse cristal expande aspectos do comportamento humano. "O que é bom melhora e as características ruins também pioram. Há pessoas que não conseguem ficar aqui".

Shows

Na noite desta sexta-feira, começam as apresentações do evento "Todo Mundo no Paraíso", com artistas locais, a partir das 20 horas, na praça da rodoviária.

As comemorações se iniciaram no dia 12 de dezembro, quando a cidade completou 59 anos. No sábado (22), a convidada é a vencedora do The Voice Brasil, Ellen Oléria. Até a semana passada, o show anunciado seria de Paulinho Moska, que não se confirmou.