Topo

Mulher se atrapalha para soltar cinto de segurança e é morta em assalto em Porto Alegre

Dois homens e um adolescente foram detidos pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul suspeitos de matarem a idosa Zilá Ferreira Holst; veja outras imagens do dia - Tadeu Vilani/Agência RBS
Dois homens e um adolescente foram detidos pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul suspeitos de matarem a idosa Zilá Ferreira Holst; veja outras imagens do dia Imagem: Tadeu Vilani/Agência RBS

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

24/12/2012 14h52

Uma mulher de 68 anos foi morta com quatro tiros na cabeça durante uma tentativa de assalto, na zona sul de Porto Alegre, na noite desse domingo (23). Conforme testemuhas, a idosa foi alvejada depois que se atrapalhou para tirar o cinto de segurança. Três suspeitos foram capturados. Dois fugiram.

Zilá Ferreira Holst dirigia seu Ford EcoSport, acompanhada do marido, Alfred Holst, 69, em direção à casa da família, na zona sul de Porto Alegre. Por volta das 22h40min, o casal passava pela estrada João Antônio da Silveira, no bairro Restinga, quando teve a frente fechada por um Fiat Marea.

Conforme os testemunhos de Holst e de uma pessoa que estava em uma parada de ônibus próxima, Zilá reduziu a velocidade e estava parando o carro quando se atrapalhou para tirar o cinto de segurança. Nesse momento, foi ouvido um "mata". Quatro tiros foram disparados e todos atingiram a cabeça da idosa.

O EcoSport perdeu o controle e caiu em um barranco às margens da estrada. Holst saiu do carro e se escondeu num matagal. Enquanto isso os suspeitos tentavam fugir, abordando um Renault Clio que passava.

A Brigada Militar foi acionada e, próximo ao local do crime, prendeu dois homens e apreendeu um adolescente de 16 anos. Jionhy de Oliveira, 31, e Anderson da Luz, 22, foram presos em flagrante. Todos possuem passagem pela polícia. Com eles foi apreendido um revólver calibre 38.

"Eles estavam num carro já em ocorrência de roubo, e, nesse meio tempo, já estavam roubando um  Clio. Só não fugiram porque foram interceptados pela polícia", disse o sargento da BM Joelson Barbosa.

Zilá e Holst moravam no litoral norte gaúcho, em Salinas (100 km de Porto Alegre), há cerca de 20 anos. O marido era alemão - estava no Brasil há 40 anos - e os dois optaram por deixar a capital para ter uma vida mais tranquila.

Eles iam a Porto Alegre em datas especiais visitar a família e amigos. Na hora do crime, o casal se dirigia à casa da filha, Patrícia Jelenski Weber, 45, onde jantariam e discutiriam detalhes sobre a ceia de Natal. Patrícia faz trabalho voluntário à população carente do bairro Restinga, região dominada pelo tráfico de drogas e que há anos contabiliza altos índices de violência.

Os presos devem ser indiciados por latrocínio. O carro em que estavam, o Marea, havia sido roubado na noite de domingo. Eles foram encaminhados ao Presídio Central, enquanto o menor, levado ao Deca (Departamento Estadual da Criança e do Adolescente). Até a conclusão desta reportagem, nenhum defensor do trio havia sido localizado para comentar as prisões.