Topo

Passageiros voltam a reclamar do calor no Aeroporto Santos Dumont

Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro

03/01/2013 17h33

Mesmo após a Agência Nacional de Aviação (Anac) anunciar uma multa de R$ 250 mil à Empesa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) pelas falhas no sistema de ar-condicionado do Aeroporto Santos Dumont, na região central da capital fluminense, passageiros que circulavam nesta quinta-feira (3) pelo terminal reclamavam do calor no local.

Treze dias depois do primeiro problema, ventiladores instalados pela Infraero, pelas lojas e companhias aéreas em algumas partes do aeroporto ainda estavam em funcionamento.


Apesar das queixas dos passageiros, o superintendente do aeroporto, Aparecido Oliveira, disse que o problema não tinha relação com o funcionamento do sistema de ar-condicionado do terminal, mas com o calor atípico que tem atingido a cidade nas últimas semanas.

"Todo o sistema de ar condicionado está funcionando normalmente, nós não temos como expandir mais do que isso, o que ocorre é que têm feito um calor atípico na cidade do Rio de Janeiro . O terminal de embarque de passageiros é similar a um tubo semitransparente. Quando a temperatura aumenta, o local virá uma espécie de estufa. Todo espaço do aeroporto é coberto de vidro, as pessoas têm a sensação de estar mais quente, mas está tudo funcionando perfeitamente. E quanto aos ventiladores, nós já estamos providenciando a retirada deles, pois não são mais necessários", disse.

Para o comerciante Arnaldo Rios, que foi ao terminal embarcar amigos para São Paulo, a situação no aeroporto ainda não é a ideal. "É um absurdo que os turistas, por exemplo, sejam recebidos na cidade com essas condições. Hoje está até razoável”, declarou.

A veterinária Cláudia Macedo, que voltava de Curitiba, também manifestou sua indignação com o calor no interior do aeroporto. "O Rio é uma cidade naturalmente quente, aí você chega aqui e não encontra nenhum sistema de ar-refrigerado funcionando. Como a cidade ainda quer trazer grandes eventos para cá, se nem ao menos consegue administrar de maneira competente um aeroporto?”

A primeira falha no sistema de ar-condicionado do Santos Dumont ocorreu no dia 21. No dia 26, os passageiros voltaram a sofrer com o calor. Na ocasião, a Infraero explicou que uma falha no gerador que alimenta o sistema de ar ocasionou o problema.