Topo

Chuvas no Estado do Rio provocam segunda morte

Do UOL, em São Paulo

04/01/2013 13h15

Um homem de 50 anos morreu na manhã desta sexta-feira (4) atingido por uma árvore no Alto da Boa Vista, zona sul da capital fluminense.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Roberto de Souza trabalhava próximo a uma encosta quando houve um deslizamento de terra com queda de árvores.

No momento do acidente, chovia intensamente no local. Essa é a segunda morte confirmada no Estado em decorrência das chuvas. Ontem, uma pessoa morreu em Xerém, distrito de Duque de Caxias (Baixada Fluminense), onde o Rio Capivari subiu ao nível das pontes e alagou diversos bairros.

Embora continue chovendo na cidade do Rio, a Defesa Civil do município registrou 14 ocorrências sem gravidade, entre 5h31 e 10h30 desta sexta-feira.

A secretaria municipal de Assistência Social informou que, desde o início da tarde de ontem, 70 famílias ficaram desalojadas em decorrência da chuva. Os bairros mais prejudicados são Santa Cruz, Pedra de Guaratiba, Bangu e Inhoaíba, todos na zona oeste.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Assistência Social, parte dos desalojados foi acolhida em dois abrigos emergenciais montados na zona oeste.

Os atendidos foram cadastrados e receberam colchonetes, kits alimentação e de higiene pessoal.

Por causa do mau tempo, os aeroportos Santos Dumont e Antônio Carlos Jobim operaram durante toda a manhã, com o auxílio de instrumentos para pousos e decolagens.

Estado tem 4.800 pessoas fora de casa

Boletim divulgado pela Defesa Civil estadual hoje aponta que subiu para 4.803 o total de pessoas que tiveram que sair de casa em todo o Estado por causa das chuvas. Além das duas mortes, outras duas estão desaparecidas: uma em Duque de Caxias e outra em Nova Iguaçu (também na Baixada Fluminense).

Chuvas atingem nove municípios no Estado do Rio

  • Arte/UOL

Hoje, a Defesa Civil incluiu duas cidades da Baixada Fluminense entre as afetadas. Além de Nova Iguaçu, onde o rio Botas transbordou, houve inundação de ruas em vários pontos de em Belford Roxo por conta do deslocamento de água vindo de Duque de Caxias; e

Sexto município mais populoso do Rio, Belford Roxo tem 550 pessoas desalojadas (foram para casas de amigos e parentes) e oito desabrigadas (em abrigos públicos). Houve transbordamento dos rios Botas, Sarapuí e Iguaçu e o nível do rio Capivari está muito alto, impedindo o deságue destes três rios.

O transbordamento dos rios Saracuruna, Inhomirim e Capivari deixou mil pessoas desalojadas e levou 270 desabrigados para seis abrigos. Quarenta e cinco casas foram destruídas e 200, danificadas. A Defesa Civil enviou colchonetes, kits de cama e kits de higiene.

Em Angra dos Reis, o rio Perequê, no distrito de Mambucaba, transbordou e houve uma enxurrada no rio Caputer. Nove casas foram destruídas e 38, danificadas.

O registro da Defesa Civil é de que 320 pessoas ficaram desalojadas, 160 desabrigadas, 2.380 foram evacuadas de áreas de risco e três ficaram feridas. Foram enviados colchonetes, cobertores e água.

Ainda na Costa Verde, Mangaratiba também sofre com as consequências das chuvas. Houve rolamento de pedras na BR-101 e na estrada Junqueira.

A cidade não registrou vítimas, mas o número de desalojados chegou a 90 pessoas. Cinco edificações foram danificadas e uma, destruída.

Na região de Constância, houve desabamento de muro, com destruição de uma casa. Em Conceição do Jacareí, várias pessoas foram evacuadas. Em Fazenda Inhaíba, RJ-014, Ribeira, Axixa, Parque Bela Vista, Palha e Cachoeira 1 e 2 houve deslizamento, segundo a Defesa Civil.

Na região serrana, os rios Bingen e Piabanha transbordaram em Petrópolis, e houve escorregamento nos bairros Alto Independência, Siméria, São Sebastião.

Três casas foram destruídas e quatro, danificadas. Trinta pessoas estão desalojadas. Foram montados dois pontos de apoio e dois abrigos em Alto Independência e Siméria. A Defesa Civil mandou colchonetes, kits camas e kits de higiene para o município.

Em Teresópolis, houve transbordamento do rio Paquequer, e 50 pessoas estão desalojadas. Os bairros do Alto, Vale da Revolta, Caxangá e da Várzea tiveram alagamento. As sirenes de alerta foram acionadas em Caxangá, Perpétuo, Pimentel, Rosário, Vale da Revolta e Santa Cecília, e as pessoas deixaram as localidades.

Uma enxurrada no rio dos Bois, em Seropédica, deixou 17 casas danificadas e 35 pessoas desalojadas. (Com Agência Brasil, no Rio)