Topo

Postos de coleta já estão recebendo doações para vítimas das enchentes no Rio

Da Agência Brasil, no Rio

04/01/2013 17h03

Postos de coletas de donativos para as pessoas que perderam tudo no temporal que atingiu vários regiões do Estado do Rio de Janeiro já foram estabelecidos por diversas instituições.

Com um de seus laboratórios em Xerém, distrito de Duque de Caxias, uma das localidades atingidas pela enxurrada, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está recebendo doações na Avenida Nossa Senhora das Graças, 50, Xerém, e na sede do instituto na Rua Santa Alexandrina, 416, 7º andar, no Rio Comprido, no centro da capital fluminense.

A Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, em Duque de Caxias, cedeu a sua quadra de ensaios para receber donativos. A agremiação pede que as pessoas ajudem com roupas, calçados, roupas de cama e alimentos não perecíveis. O presidente da escola, Edson Alexandre, disse que está entrando em “contato com empresas parceiras da agremiação para que se solidarizem à causa”. A quadra, localizada na Rua Wallace Soares, no centro de Duque de Caxias, está aberta diariamente para doações das 8h às 20h.

Os comerciantes do Mercadão de Madureira, ponto de comércio popular na zona norte do Rio, também se uniram para ajudar as vítimas da tragédia. Eles montaram um postos de coleta no local. Os donativos devem ser levados à sede do Mercadão, na Avenida. Ministro Edgard Romero, 239, em Madureira, diariamente das 7h às 19h, exceto domingo, que funciona das 7h às 12h.

Para prestar assistência jurídica à população desabrigada, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro colocou à disposição do município de Duque de Caxias defensores que vão trabalhar em uma unidade móvel. Durante a ação, com início previsto para a próxima semana, a defensoria também vai emitir documentos gratuitamente.

A Cruz Vermelha foi acionada pela Defesa Civil para ajudar nas ações emergenciais nos municípios afetados pelas enchentes. A entidade também vai receber doações na Praça da Mantiqueira, no centro de Xerém,e em sua sede na Praça da Cruz Vermelha, centro do Rio. A entidade solicita à população doações de água mineral, colchonetes, alimentos não perecíveis e produtos de higiene. Quem quiser contribuir com dinheiro ou obter informações sobre como ajudar pode acessar o site http://www.cruzvermelharj.org/.