Topo

Jovem é morto por guarda civil durante abordagem na Grande SP

Do UOL, em São Paulo

07/01/2013 08h12

O estudante Walisson Leão Gomes da Silva, 16, morreu na madrugada de sábado para domingo (6) após ser baleado pelo guarda civil metropolitano Édson Tadeu Daraio durante uma abordagem  na avenida Policial Militar Gilberto Augustinho, em Itapecerica da Serra (Grande São Paulo). Ele completaria 17 anos esta semana.

Testemunhas ouvidas pelo "1º Jornal", da TV Bandeirantes, afirmaram que dois guardas civis metropolitanos chegaram de carro e começaram a revistar um grupo de amigos que estava parado na rua. Segundo eles, Walisson tentou tirar o boné durante a abordagem e foi baleado.

Édson se apresentou espontaneamente na delegacia, e afirmou à polícia que o disparo foi acidental, provocado por um movimento brusco feito pelo jovem. Ele disse ainda que prontamente socorreu Walisson  e o levou para o hospital. A vítima não resistiu ao ferimento.

Ainda segundo reportagem do "1º Jornal", a mãe do jovem, que subia a rua no momento do disparo e testemunhou a abordagem, disse que ele estava com os braços para cima encostados na parede quando foi alvejado.

O caso foi registrado como homicídio culposo. Foi solicitada a pericia para o local do incidente e para arma do guarda, além de exame necroscópico do corpo de Walisson.