Topo

GCM sem farda que agrediu skatistas já respondia a processo na Corregedoria

Do UOL, em São Paulo

09/01/2013 09h41Atualizada em 09/01/2013 10h04

O GCM que aparece em vídeo feito na última sexta-feira (4) dando uma gravata em um skatista na praça Roosevelt, região central de São Paulo, já respondia a processo na Corregedoria da corporação por um incidente envolvendo vendedores ambulantes na rua Sete de Abril, no último dia 30 de outubro. As informações são da assessoria da corporação.

Veja o GCM agredindo um camelô em outubro de 2012

Ele, que não teve o nome divulgado, foi suspenso pelo comando geral da Guarda e está afastado de trabalhos externos. Em nota, a assessoria da instituição diz que o GCM pode ficar até 120 dias afastado, "com desconto nos seus vencimentos, como previsto no regulamento interno da corporação".

Desde o dia 3 de janeiro, as atividades de GCMs à paisana estão suspensas, e o incidente na praça foi um “descumprimento” de ordens do comando da Guarda.

Até então, os agentes do grupo tinham liberdade para trabalhar sem o uniforme, especialmente para fazer apreensões de mercadorias do comércio ambulante ilegal.

Veja vídeo de agressão em praça de São Paulo

Área exclusiva

O subprefeito da Sé, Marcos Barreto, afirmou ontem (8) que pretende realizar pequenas obras na praça Roosevelt, no centro de São Paulo, para delimitar os espaços utilizados por skatistas. A decisão foi tomada após um confronto entre skatistas e guardas civis metropolitanos registrado na semana passada.

"Há necessidade de se ter uma área para a prática [do skate], sem inferir em outras atividades na praça. Por isso, vamos construir um novo espaço para o skate, além de colocar placas de sinalização na praça", afirmou o subprefeito. 

De acordo com as novas adequações, os skatistas terão permissão para utilizar a parte de baixo da praça, próxima à igreja da Consolação. Será uma área isolada, com cinco novas rampas, para uso dos skatistas. Além disso, haverá troca de grades e corrimões – que não foram cimentados, apenas parafusados – e reformas nos bancos de madeira, que receberão cantoneiras.

Barreto não estabeleceu um prazo para a realização das obras. “Falar em prazo é precipitado, mas isso é uma prioridade nossa”, afirmou o subprefeito, que está há apenas oito dias no cargo e foi à praça por recomendação do prefeito Fernando Haddad (PT).