Topo

Chuva forte diminui, mas São Paulo ainda tem pontos de alagamento

Do UOL, em São Paulo

16/01/2013 15h52Atualizada em 16/01/2013 16h51

A chuva que atinge a cidade de São Paulo na tarde desta quarta-feira (16) diminuiu de intesidade, e todas as áreas da zona leste que estavam em estado de atenção e de alerta para alagamentos voltaram ao estágio de normalidade . No entanto, a cidade ainda tem 15 pontos de alagamento ativis --em regiões como Butantã, Lapa e Pinheiros, na zona oeste, Aricanduva e Mooca, na zona leste, Campo Limpo e Santo Amaro, na zona sul, sé, na região central, e Freguesia do Ó, na zona norte.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), os estados de alerta e de atenção foram revogados às 16h30. O de alerta havia sido decretado às 15h55 pelas subprefeituras de Aricanduva/Formosa, Itaquera e São Mateus, na zona leste, com "grande possibilidade de extravasamento" do rio Aricanduva nas proximidades da rua Fortuna de Minas.

Há alagamento também na marginal Pinheiros -- no sentido Interlagos/Castello. De acordo com o CGE, porém, todos os pontos de alagamento registrados são transitáveis.

Regiões como a norte, sudeste e leste da cidade, além da marginal Tietê, tiveram estado de atenção decretado às 13h45. As zonas sul, oeste e a marginal Pinheiros entraram em atenção cerca de uma hora depois, às 14h40. Já as zonas sul e central da capital entraram em atenção às 15h. A medida foi revogada em todas elas.

Previsão

Segundo os meteorologistas do CGE, para as próximas horas a previsão é de que as chuvas percam força em praticamente todas as regiões de São Paulo, à exceção na zona leste. Pelas imagens de radar do CGE, a precipitação ainda é forte nos bairros de Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Itaquera, Itaim Paulista, Guaianases, Cidade Tiradentes e São Mateus. Nas demais localidades da região e da cidade, são observados somente chuva leve e chuviscos.

Na Grande São Paulo, a chuva é forte ainda entre os municípios de Arujá e Mogi das Cruzes. No ABC, há chuva leve a moderada. Na faixa oeste da Região Metropolitana não há incidência de chuvas significativas.

Já para esta quinta-feira (17), a instabilidade começa a se afastar, de acordo com o CGE, mas ainda há condição para chuvas alternadas com períodos de melhoria. O céu permanece nublado e as precipitações ocorrem principalmente nas primeiras horas do dia, de forma mais isolada e rápida durante a tarde. As temperaturas variam entre 18ºC e 26ºC.

Para sexta-feira (18), a previsão é de sol entre muitas nuvens e temperaturas em elevação. A tarde há condição para chuvas isoladas e de curta duração. Os termômetros oscilam entre 17ºC e 27ºC.