Topo

A dor que presenciei é indescritível, diz Dilma sobre vítimas de Santa Maria (RS)

Do UOL, em Brasília

28/01/2013 19h07Atualizada em 28/01/2013 19h34

Em encontro em Brasília com prefeitos de todo o Brasil, a presidente Dilma Rousseff disse que o sentimento pelas mais de 200 vítimas do incêndio da boate em Santa Maria (RS) é "indescritível". "A dor que presenciei é indescritível", afirmou a presidente, que visitou os familiares da cidade gaúcha no domingo (27).

SAIBA MAIS

  • Veja lista com 231 nomes de mortos na boate

  • "Meu filho morreu, meu filho morreu!", diz mãe
    ao ver nome em lista; veja mais depoimentos

  • Incêndio em boate de Santa Maria é o terceiro mais fatal da história; relembre outros casos

  • Veja a repercussão internacional da tragédia

"Falo dessa dor para lembrar a responsabilidade que todos nós, do poder executivo, temos com a nossa população. E, diante dessa tragédia, temos o dever de assumir um compromisso de assegurar que ela jamais se repetirá", pediu Dilma aos prefeitos.

Antes de iniciar seu discurso, a presidente pediu que se fizesse um minuto de silêncio para prestar homenagens às vítimas da tragédia e em respeito aos seus familiares.

"O trabalho de cada um de nós não é apenas administrar nossas cidades, nossos Estados ou nosso país. Mas o trabalho de cada um de nós é, acima de tudo, cuidar da nossa gente e também, e sobretudo, garantir a eles e a elas oportunidades de melhorar de vida, de viver bem e em segurança", declarou a presidente aos prefeitos.

"Hoje nós nos reunimos ainda sob a emoção dessa terrível tragédia em Santa Maria. Eles eram jovens. Eles tinham sonhos. Podiam ser nossos futuros prefeitos ou prefeitas. Podiam ser nossos futuros presidentes ou presidentas. Podiam ser futuros cientistas, futuros agrônomos, psicólogos ou juízes. Podiam ser os filhos e filhas, os netos e as netas de cada um de nós", disse Dilma, com a voz embargada. "Mas eles, infelizmente, não tiveram a oportunidade de cumprir seus sonhos", completou.

Brasília sedia de hoje até a próxima quarta-feira (30) o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas. Aumento nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e apoio para ações nas áreas de saúde e educação estão entre os temas citados por prefeitos para serem discutidos com o governo federal, além de demandas específicas das cidades.

Antes do pronunciamento aos prefeitos, Dilma reuniu-se com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT-RS), que prometeu ajudar Santa Maria, que fica a 301 km da capital do Estado.

De acordo com Fortunati, já foram deslocados 44 feridos da tragédia de Santa Maria para a capital do Estado e outros sete estão a caminho e foram encaminhados para dois hospitais especializados em queimaduras. Ainda segundo o prefeito, o critério para remanejamento foi a gravidade dos ferimentos.

O prefeito de Porto Alegre afirmou ainda que a presidente está "chocada e abatida" com a tragédia.