Topo

Fogo na boate Kiss começou durante hit de Naldo

  • Arte UOL

    Clique na imagem e veja: os itens de segurança que podem evitar incêndios em casas noturnas

Rodrigo Bertolotto<br>Thiago Varella

Do UOL, em Santa Maria (RS)

02/02/2013 15h32

A última música escutada pelas 236 vítimas do incêndio em Santa Maria (RS) foi “Amor de Chocolate”, música do funkeiro carioca Naldo que é um hit do verão de 2013.

Segundo depoimento de sobreviventes da boate Kiss, o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, estirou o braço esquerdo com o artefato pirotécnico Sputnik durante o refrão da canção que diz: “Alto! Em Cima!”.

“Ele levantou para mostrar o sentido da música. Ele mostrava `Alto, Em Cima´. E ele ergueu para cima”, relatou o barman Érico Garcia, que ajudou a perícia a reconstituir o momento do início do fogo.

O vocalista, que está preso preventivamente, usou durante a música o artefato que lançou um jato de fogo, atingindo a espuma de poliuretano presente no teto.

Os gases resultantes da combustão da espuma (entre eles, o gás cianeto, que era utilizado pelos nazistas para matar prisioneiros judeus durante a 2ª Guerra Mundial) foram a principal causa de morte dos jovens presentes na festa “Agromerados”, que se realizava na madrugada do último dia 27 de janeiro na casa noturna de Santa Maria.

Além do show pirotécnico, a banda  Gurizada Fandangueira costumava fazer em suas apresentações muitos covers de música populares de vários gêneros, dando uma roupagem gaúcha, com a presença de um gaiteiro (sanfoneiro) entre seus integrantes. Aliás, a única vítima fatal da banda foi o gaiteiro Danilo Jacques.

O conjunto, que se apresentava quase mensalmente na boate Kiss, costumava tocar canções do sertanejo universitário, do axé e do funk nacional, como é o caso de “Amor de Chocolate”.