Topo

Minas Gerais tem 18 cidades em estado de emergência por causa da chuva

Renata Tavares

Do UOL, em Uberlândia (MG)

04/02/2013 17h12

Ao todo, 18 municípios de Minas Gerais decretaram estado de emergência por causa das chuvas. Desse total, sete informaram a situação à Defesa Civil em janeiro deste ano após os temporais registrados em todo Estado. Além disso, outras 37 cidades também foram atingidas por fortes temporais, de outubro de 2012 a janeiro deste ano, mas não declararam situação emergencial.

No último sábado (2), em Araguari e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a chuva de pouco mais de uma hora causou alagamentos e inundações em algumas vias das cidades. Veículos chegaram a ficar imersos, o asfalto foi arrancado, e a água também invadiu casas e comércios. Ninguém ficou ferido.

De setembro do ano passado até o fim de janeiro deste ano, a Defesa Civil registrou 22 mortes em decorrência dos desastres, como soterramento e afogamento. Em janeiro foram três vítimas, sendo a última delas em Lambari (350 km de Belo Horizonte). Um homem de 32 anos morreu no deslizamento de uma encosta. Ele estava dentro de uma oficina mecânica.

No boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (4), ao todo 5.839 pessoas estão desalojados, e outras 189, desabrigadas. Uma das cidades mais afetadas pelo temporal de janeiro foi Montes Claros, no norte de Minas. No dia 19 a chuva deixou 210 famílias desalojadas em 14 bairros do município.

De acordo com o tenente coronel Fabiano Villasbôas, essas cidades estão recebendo apoio da Defesa Civil. “Cada uma teve um desastre diferente, como alagamentos, deslizamentos, chuva de granizo, entre outras. Em Teófilo Otoni, por exemplo, nós enviamos uma equipe para fazer a gestão do desastre.”

O tenente coronel, que é coordenador da Defesa Civil em Minas Gerais, ainda informou que existem depósitos com mantimentos e produtos de higiene pessoal para atender às famílias desalojadas.