Universidade de Santa Maria afrouxa provas por temer evasão após trauma do incêndio
Nada de provas individuais e muitos trabalhos em grupo. Essa é a orientação que psicólogos passaram para professores da Universidade Federal de Santa Maria, instituição que teve 116 alunos mortos no incêndio na boate Kiss, no último dia 27.
A UFSM retomou as aulas nesta segunda-feira (4) para completar o semestre até 6 de março, devido à greve no ano passado.
- Envolvidos podem ter transtorno similar ao de sobreviventes de guerra
- Entenda: a culpa dos que ficaram
- Relembre os piores incêndios da história
- Por lei, boate devia ter mais uma saída
- Extintores da boate não funcionavam
- Boate vira 'marco zero' de Santa Maria
- Casa não tinha dois tipos de alvará e passou por reformas irregulares
- Sem saber, agricultor resgatou irmão
- "Oxigênio acabou e entramos na raça"
- Pacientes podem receber transplante de pele; entenda como é o processo
Os professores foram orientados a "flexibilizar" a cobrança dos alunos e ter "sensibilidade" nessa reta final de período letivo.
"Muitos estudantes estão traumatizados e desfocados. Então é injusta uma avaliação individual neste momento", diz Marian Moro, pró-reitora de assuntos estudantis da UFSM.
Ela também está responsável pelo Centro de Acolhimento, montado pela universidade. Lá um grupo de psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros vão atender os alunos que tiverem necessidade de ajuda.
"Orientamos os professores também a perceber mudanças de comportamento dos alunos e técnicos para encaminhá-los ao nosso centro, que vai funcionar das 8h às 20h. O aluno que estiver muito retraído ou muito introvertido é o que mais nos preocupa."
Os psicólogos consideraram uma boa iniciativa que os alunos voltem à rotina escolar para ocupar a mente com atividades cotidianas, como estudar e retomar o conteúdo de seu interesse, desde que sem uma exigência que o angustie. Por isso também aconselharam provas de consulta livre.
Outra preocupação da faculdade é a evasão de alunos. Por isso Moro disse que devem ir atrás dos desistentes para tentar reorientá-los e fazê-los repensar a decisão de abandono da vida acadêmica.
Em 1º de abril, tem início um novo semestre na UFSM.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.