PM é baleado em nono dia de ataques em Santa Catarina

Martha Alves

Folha de S.Paulo

Um policial militar foi baleado, a casa de um PM foi alvo de tiros e um carro, um ônibus e um ferro velho foram incendiados, entre a noite de ontem (6) e a madrugada desta quinta-feira, em Santa Catarina. Com estes casos, chega ao menos a 70 o número de ataques em 21 cidades do Estado desde o dia 30 de janeiro.

Por volta da 0h30, um PM foi baleado na perna por criminosos quando saia do trabalho, em Palhoça. Ele foi levado ao hospital Regional de São José.

Meia hora antes, um incêndio atingiu um ferro velho próximo à rodovia BR-470, em Navegantes. A polícia suspeita que o incêndio foi criminoso. Não há informações de feridos.

Em Brusque, um ônibus foi incendiado na rua Lauro Muller, no centro, por volta da 0h. Um carro também foi incendiado na rua Ernesto Appel, no bairro Azambuja, por volta da 1h.

A casa de um policial militar, no bairro São Vicente, em Itajaí, foi alvo de tiros, por volta das 22h.

 


HISTÓRICO

A onda de ataques já ultrapassa a do ano passado em dias e cidades atingidas. Em 2012, segundo a PM, foram 68 atentados, em 17 cidades, durante sete dias.

Uma das hipóteses é que os ataques deste ano tenham sido motivados por problemas nos presídios do Estado. O trabalho de agentes prisionais foi questionado após o circuito de câmeras do presídio de Joinville (a 170 km de Florianópolis) flagrar, no dia 18 de janeiro, um grupo disparando balas de borracha contra presos rendidos.

Em Brasília, o governador Raimundo Colombo negou que os atentados tenham essa motivação. Segundo ele, oito agentes foram afastados e o caso terá "punições rigorosas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos