Topo

Seiscentos e treze foliões vão parar na delegacia por urinar nas ruas durante o Carnaval no Rio

Akemi Nitahara

Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro

11/02/2013 15h52

O balanço parcial do choque de ordem da Prefeitura do Rio de Janeiro mostra que, até o momento, 613 pessoas foram encaminhadas à delegacia neste Carnaval por urinar em vias públicas. Mesmo assim, na manhã desta segunda-feira (11), as ruas da Lapa, no centro, exalavam forte cheiro de urina, ainda com foliões nas ruas por volta das 7h.

A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) recolheu 80 toneladas de lixo no sambódromo apenas de ontem para hoje. Desde sexta-feira (8), já foram 190 toneladas de lixo. O balanço sobre o lixo recolhido nos blocos de rua ainda não foi divulgado. Na Estrada Intendente Magalhães, onde ocorrem os desfiles dos grupos C, D e E foram recolhidas hoje 10 toneladas de resíduos. De acordo com a Comlurb, 1.070 trabalhadores por dia cuidam da limpeza da cidade: 600 no sambódromo, 300 nas ruas após a passagem dos blocos e 120 atuam no centro, entre a Lapa, Cinelândia e Avenida Rio Branco.

Também na primeira noite de desfile do Grupo Especial, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil fez 558 atendimentos e 16 remoções no sambódromo e no Terreirão do Samba. Desde sexta-feira, foram 1.143 atendimentos e 38 pessoas levadas para unidades da rede de saúde. As principais queixas são dor de cabeça, hipertensão e desidratação. Foram montados nove postos médicos na Marquês de Sapucaí e no entorno, com 200 profissionais e 20 ambulâncias à disposição.

Durante o desfile de ontem na Marquês de Sapucaí, o choque de ordem apreendeu cerca de 5.500 mercadorias diversas, principalmente bebidas, de ambulantes não autorizados que atuavam no entorno do sambódromo. A operação também multou 161 veículos e rebocou 46 por estacionamento irregular.

Nos blocos de rua, foi apreendida ontem grande quantidade de maconha e ecstasy no Cordão do Boitatá. Noventa veículos foram multados e 36 rebocados nas proximidades dos blocos. No sábado (9), foram removidas 60 estruturas montadas irregularmente na Avenida Rio Branco durante a passagem do Cordão do Bola Preta, o maior bloco da cidade, que reuniu quase 1,8 milhão de pessoas. Também no sábado, foram multados 158 veículos e rebocados 35.