Topo

Trio elétrico desgovernado atropela e mata duas crianças em Nossa Senhora do Socorro (SE)

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

11/02/2013 17h19

O Carnaval que deveria ser um momento de alegria de transformou em dor para a população da cidade de Nossa Senhora do Socorro, localizada na região metropolitana de Aracaju, depois que dezenas de foliões foram atropelados e duas crianças morreram ao serem atingidas por um trio elétrico desgovernado durante o desfile de blocos carnavalescos, no Conjunto Jardim, na tarde desse domingo (10).

Por causa do acidente a prefeitura anunciou o cancelamento da programação dos demais dias de Carnaval.
As crianças, de 10 e 11 anos, foram socorridas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o HUSE (Hospital de Urgência de Sergipe), em Aracaju, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

As demais vítimas, que tiveram escoriações leves, foram atendidas no local do acidente e outras quatro que necessitaram de cuidados médicos especiais foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva, na zona norte de Aracaju. Todas passam bem.

O menino de 10 anos morreu logo ao dar entrada no hospital. O de 11 veio a óbito durante procedimentos cirúrgicos. O serviço social do HUSE informou ao UOL que a segunda vítima morreu na noite do domingo e que a criança estava com parte do abdômen e membros inferiores esmagados.

O enterro dos corpos ocorreu na tarde desta segunda-feira (11) em clima de comoção e tristeza, no Cemitério São João Batista, em  Aracaju. As crianças não tinham grau de parentesco, mas os corpos foram velados juntos em um ginásio da cidade de Nossa Senhora do Socorro.

Segundo informações da polícia, o veículo estava cercado de foliões quando perdeu o controle ao descer uma ladeira localizada na Avenida B, do bairro Palestina, e arrastou cerca de 20 pessoas, além das duas crianças, de 10 e 11 anos, que morreram esmagadas.

O acidente foi filmado por telefones celulares e postados na internet. As imagens são fortes e mostram momentos de pânico. O motorista tentou fazer manobras para parar o veículo, mas o trio só parou depois que bateu em um carro da PM (Polícia Militar) que estava à frente fazendo a segurança do bloco.

O policial que estava ao volante do carro da PM, Nivaldo dos Santos, contou que ao observar que o caminhão estava sem freio e vinha descendo em direção a viatura engatou a primeira marcha e segurou o pé no freio, além de acionar o freio de mão para conter o trio elétrico.

O evento era organizado pela prefeitura e momentos antes de iniciar a festa, o prefeito o prefeito  Fábio Henrique de Carvalho (PDT) postou no Twitter que estava “seguindo para a Palestina, no conjunto Jardim. Carnaval animado em Nossa Senhora do Socorro".

Em nota, a prefeitura informou que “as famílias estão recebendo total assistência da Prefeitura de Socorro". O prefeito coordenou o mutirão de socorro as vítimas. “Nossa Senhora do Socorro passa por um momento triste e delicado, peço ao nosso Pai força e conforto nos corações de todos. Fé e luz”, disse o prefeito, destacando que solicitou a Polícia Civil que instaure inquérito para investigar as causas do acidente e “definir as responsabilidades.”

A prefeitura informou que o veículo estava com a documentação regular exigida, além do comprovante de revisão de freios –que teria sido feita há um mês-- como também o motorista do trio elétrico estava habilitado para conduzir o veículo. O motorista prestou depoimento à delegacia, mas foi liberado.