Topo

Voos de Estados que não aderiram ao horário de verão serão alterados de sábado para domingo

Do UOL, em São Paulo

14/02/2013 19h49

Os voos de Estados brasileiros que não aderiram ao horário de verão serão alterados de sábado (16) para domingo (17), informou em nota, nesta quinta-feira (14), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

De acordo com a entidade, horários de chegada e partida dos voos serão atrasados em uma hora, em relação àquelas onde o horário vigora, nas cidades que não aderiram ao horário de verão –nos aeroportos dos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe.

A Abear alertou os passageiros que que verifiquem junto às companhias aéreas se seus voos serão alterados.

A entidade é formada por representantes das cinco principais companhias aéreas brasileiras – Avianca, Azul, Gol, TAM e Trip. Elas representam 99% do mercado, mais de 450 aeronaves e fazem cerca de 2.700 voos diários.

A atual edição do horário de verão teve início em 21 de outubro do ano passado e termina à 0h deste domingo. Além do Tocantins, no Norte do país, ele vale também nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Em São Paulo, trens e ônibus funcionam 1h a mais

Serviços de trem, metrô e ônibus metropolitano em São Paulo vão funcionar uma hora a mais na madrugada de sábado (16) para domingo (17) devido ao fim do horário de verão, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora.           

Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo informou que tanto Metrô quanto CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em função da hora adicional, terá também maior número de viagens ofertadas --na linha 1-azul (Jabaquara-Tucuruvi), foram programadas 17 viagens adicionais. Na linha 2-verde (Vila Prudente-Vila Madalena), haverá acréscimo de 20 viagens.

Já os usuários da linha 3-vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), segundo a secretaria, serão 22 viagens extras. Já na linha 5-lilás (Capão Redondo-Largo Treze), serão 24 viagens a mais.

No domingo (17), todas as estações reabrem para o público no horário habitual, às 4h40.

CPTM

As seis linhas da CPTM também operarão uma hora a mais na madrugada de sábado para domingo. Todas as estações reabrem para o público no horário habitual, às 4h, no novo horário.

EMTU

A EMTU informou que as linhas de ônibus metropolitanas também operam uma hora a mais, até a meia-noite do horário normal. A partir de domingo, segundo a empresa, as linhas cumprirão a tabela horária que vinham cumprindo antes do horário de verão.

Ao todo, são 823 linhas da EMTU em três regiões metropolitanas do Estado.

Economia

Até o início da atual edição do horário de verão, a expectativa do governo federal era a de que as redes de transmissão de energia fossem aliviadas nas faixas de horário de pico do consumo --sobretudo das 18h às 21h --entre 5% e 5,5% da demanda.

Em valores, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) previa uma economia de cerca de R$ 282 milhões devido à redução do consumo de energia elétrica provocada pelo adiantamento dos relógios em uma hora. A cifra é 56% maior que os R$ 180 milhões poupados na última edição da medida, entre o final de 2011 e o começo de 2012.

O balanço do atual horário ainda não foi fechado.

Horário foi estipulado em decreto

Por conta de um decreto presidencial, desde 2008 foram estabelecidas datas fixas para início e término do horário de verão. Até então, publicava-se um decreto para definição do período da mudança.

Com o decreto, todos os anos o horário tem início no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Caso a data coincida com o domingo de Carnaval, o fim do horário de verão acaba sendo transferido para o domingo seguinte.