Topo

Chuva provoca falhas em 150 semáforos e derruba árvores em São Paulo; trânsito melhora

Do UOL, em São Paulo

19/02/2013 15h21Atualizada em 19/02/2013 20h20

Após os termômetros registrarem média de 31°C na tarde desta terça-feira (19), a capital paulista foi atingida por fortes pancadas de chuva. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à Prefeitura de São Paulo, chegou a colocar as regiões norte, oeste, marginais e central em estado de atenção para alagamentos às 14h55. Às 17h, o estado de atenção foi encerrado.

Com a chuva, o número de semáforos com problemas subiu para 150 --109 estão apagados e 41 em amarelo intermitente. A chuva provocou a queda de 149 árvores em toda a cidade.

Às 17h30, pico de lentidão, eram 140 km de vias congestionadas --a média histórica para o horário é de 54 km a 85 km-- segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que monitora o trânsito em 6% das vias da capital. Às 20h, a lentidão despencou para 45 km.

Por volta de 20h, não havia mais pontos de alagamento. Mais cedo, a cidade chegou a ter 29 pontos de alagamento --clique aqui para ver os pontos.

Houve queda de granizo nas proximidades do Hospital das Clínicas, na região central de São Paulo, às 15h. Também choveu forte na zona leste, entre Guaianases e Itaquera.

Na Grande São Paulo, a chuva foi forte entre Itapevi, Vargem Grande Paulista, Cotia, Carapicuíba e Osasco.

Durante a manhã, a Defesa Civil de São Paulo decretou estado de atenção em nove bairros da zona norte: Freguesia do Ó, Casa Verde, Santana, Perus e Jaçanã (zona norte), Vila Maria/Vila Guilherme, Vila Prudente e Penha, (zona leste), e Lapa (zona oeste), por risco de deslizamentos.

O muro de uma de uma fábrica desabou na rua Albino de Morais, na Vila Carioca, na zona sul de São Paulo, por causa das chuvas. Ninguém ficou ferido.

Ontem, as chuvas que atingiram a cidade provocaram alagamentos e mais de 160 km de lentidão. Ainda hoje, dezenas de semáforos apresentam defeitos e árvores continuavam caídas nas vias.

Nos próximos dias as temperaturas variam entre mínima de 21ºC e máximas que superam os 32ºC. As simulações mais recentes apontam para a passagem de uma frente fria entre a sexta-feira (22) e o sábado (23), segundo o serviço meteorológico da prefeitura.