Topo

Vinda do novo papa para Jornada Mundial da Juventude está mantida, diz organização do evento

Julia Affonso

Do UOL, no Rio

19/02/2013 18h48

A vinda do novo papa 16 à Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio em julho, não mudará o tamanho da estrutura do evento. O planejamento permanecerá o mesmo que foi montado para a vinda de Bento 16, explicou nesta terça-feira (19) o produtor Jomar Júnior, da empresa que coordena as obras do Campus Fidei (Campo de Fé), em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, onde os fiéis farão a vigília e o Papa fará a Missa de Envio, nos dias 27 e 28 de julho, durante a Jornada.

Segundo Júnior, a curiosidade para ver o novo Papa poderá atrair mais fieis ao Campus, mas eles não chegarão até o local, que não tem condições de receber mais de 1,5 milhão de pessoas.

“O terreno tem 3,5 milhões de metros quadrados e uma área útil de 2,4 milhões de metros quadrados. Esse tamanho não vai mudar e nós vamos precisar limitar o público, caso ele seja maior do que a quantidade de pessoas que cabe no local. Nós temos câmeras nos acessos ao terreno, nas vias que vêm por Santa Cruz, Campo Grande e pelo Recreio, e faremos bloqueios no trânsito, por segurança, para as pessoas não chegarem ao Campus”, explicou o produtor.

“Estamos aguardando o planejamento da Secretaria Municipal de Transportes, mas acredito que muita gente não conseguirá chegar ao Campus, até pelos gargalos que existem no trânsito do Rio de Janeiro. Em volta do terreno não tem nada, não há estrutura para mais gente do que isso”, disse.

O arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, abençoou o início das obras do Campus Fidei, em Guaratiba, na tarde desta terça-feira (19). De acordo com dom Orani, o Campus será duas vezes e meia maior do que o Quatro Ventos, em Madri, local da última Jornada. As obras começam nesta semana e vão até o fim de junho.

“O novo papa vai ser eleito agora em março. Existe a chance concreta da primeira viagem internacional dele ser para o Brasil e acontecer com ele, o mesmo que com Bento 16. João Paulo 2º preparou a Jornada de Colônia e morreu em abril. Bento XVI comandou a Jornada em agosto”, disse o arcebispo. “Quando nós tivermos o número de inscrições definido, em maio, saberemos quantas pessoas estarão presentes no Campus”, explicou. "

O terreno onde ficará o Campus é formado por lotes de duas fazendas locais e cedidas gratuitamente para a Jornada. Os fieis que foram até o local terão à disposição banheiros, alimentação e abrigo para a noite da vigília.

“A Jornada é o evento mais difícil de se organizar que vai ocorrer no Rio de Janeiro, mais do que a Olimpíada de 2016. Nós vamos receber 1,5 milhão de pessoas no Campus, em Guaratiba, que é um bairro que não tem estrutura de comércio nas redondezas, é um local afastado. Os eventos dos Jogos serão para 5.000, 30 mil pessoas e com venda de ingressos, enquanto a Jornada será gratuita”, explicou Júnior.