Topo

Água marrom da praia de Copacabana contrasta com mar "azul Caribe" da vizinha Arpoador

Banhistas aproveitam calor e águas cristalinas da manhã desta quinta-feira (21) na praia do Arpoador - Erbs Jr./Frame/Estadão Conteúdo
Banhistas aproveitam calor e águas cristalinas da manhã desta quinta-feira (21) na praia do Arpoador Imagem: Erbs Jr./Frame/Estadão Conteúdo

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

21/02/2013 17h05

A água do mar das praias de Copacabana e do Arpoador, vizinhas na zona sul do Rio de Janeiro, parecem estar em cidades diferentes. Ao longo de Copacabna, mas principalmente no Posto 6, a água está marrom e cheia de algas nesta quinta-feira (21). Já no Arpoador, do outro lado do maciço de rocha que separa as praias, o mar está cristalino, azul, o que leva à inevitável comparação com o Caribe. Banhistas cariocas dizem que há muito tempo não viam a água tão limpa como nesta semana.

A cor do mar no Arpoador e Ipanema, assim como Leblon e Barra da Tijuca, esta última na zona oeste, é consequência de quase duas semanas sem chuvas. Em Copacabana, apesar da aparência da água, ela é considerada própria para banho de acordo com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente). Também são recomendadas Grumari, Prainha, Recreio, Barra da Tijuca, Joatinga, Leblon, Arpoador, Diabo, Leme e Vermelha.

E, como o Arpoador virou o Caribe, a quinta-feira se transformou em domingo. Pela manhã, a praia estava cheia e deve continuar assim até o pôr do sol, já que a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de 38ºC para esta tarde. “Todos os anos têm uns dias assim, marcantes por causa do mar azul. Vi as fotos na internet e vim pra cá. Eu só trabalho à tarde”, disse a designer Mariana Bernardes.

Já a amiga dela, Maria Luiza Cuoudert, que é carioca, mas passa quatro meses na cidade e o resto do ano na França, disse nunca ter visto o mar do Rio dessa cor. “Nessa semana, vim todos os dias. Hoje vou voltar mais duas vezes. Vou ao hotel, tomo um drinque e volto”, disse a “carioca/turista”, que está hospedada de frente para a praia.

De Jacarepaguá, na zona oeste, Janete Mesquita foi com a família para o Arpoador logo pela manhã para comemorar o aniversário de 28 anos. “Minha irmã viu na internet que o mar estava assim. Eu nunca tinha visto, está muito azul”, disse a dona de casa.

E em Copacabana, mesmo com aspecto duvidoso, o mar não espantava os banhistas, que ocupavam as areias até o Leme nesta manhã. “Venho quase todos os dias. Chego às 7h e fico até umas 11h, mas hoje vou ficar mais, está muito quente. A água fica assim [escura] por causa das algas, não tem nenhum problema”, disse a moradora do bairro Sara Ferreira Leite, 58, que frequenta o Posto 6.

O fenômeno da água cristalina não é raro, explica o oceanógrafo da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) David Zee. Ele diz que muitos dias sem chuva e com ventos fracos deixam o mar limpo e com poucas ondas, como nesta semana. Isto porque, diz o especialista, uma massa de ar quente que está na área central do Brasil vai até a divisa do Estado do Rio e está impedindo a entrada da massa de ar frio que vem do Sul. “Sem chuva nem vento, a água do mar fica estagnada e vira um espelho. Quando a chuva não lava a cidade, a sujeira não vai para o mar. A chuva lava a cidade e suja o mar”, disse o oceanógrafo.

Já a água mais escura de Copacabana pode ser consequência da maré, que quando abaixa traz para a praia a água escoada da Baía da Guanabara, explica Zee. “A água suja [com algas] sai da baía e vai para Copacabana e, por causa do contorno geográfico, não chega a Ipanema e ao Leblon”, afirmou o oceanógrafo.

Do acordo com o Inea, no entanto, a cor da água não tem relação direta com a balneabilidade. São muitos os fatores que tornam a água própria ou imprópria para banho, e os mesmos não influenciam, necessariamente, na transparência do mar.

Segundo ele, enquanto os dias ficarem quentes e abafados, o mar vai ficar limpo, bom para um mergulho. De acordo com os meteorologistas da Somar, o sábado (23) já deve começar com tempo seco e temperaturas elevadas em todo o Estado.

  • Arte/UOL

    Clique na imagem para ver as condições das praias do litoral brasileiro

Por conta do sol e dos ventos que seguem soprando do quadrante norte, novamente pode fazer calor de mais de 35°C. No final do dia, por conta do avanço de instabilidades associadas a uma frente fria, ocorrem pancadas isoladas de chuva em parte do Estado.

As condições do tempo devem permanecer bastante favoráveis às atividades de lazer ao ar livre no domingo (24), mas a população deve ficar atenta aos cuidados com a saúde. Novamente o sol pode brilhar forte e faz calor em todo o Estado. Apenas no final do dia, a nebulosidade deve aumentar, especialmente na metade sul, e há condição para pancadas de chuva rápidas e isoladas.