Topo

Prefeitura sabia havia dez dias que imóvel que desabou em SP poderia ruir

Gil Alessi e Felipe Amorim

Do UOL, em São Paulo

01/03/2013 11h19

O imóvel que desabou na quinta-feira (28), no bairro da Liberdade, região central de São Paulo, passou por uma vistoria da prefeitura no dia 18 de fevereiro, que apontou o risco de colapso da fachada sobre a calçada. Uma pessoa morreu no desabamento.

Local de desabamento

  • Arte UOL

Segundo nota da assessoria de imprensa da prefeitura divulgada nesta sexta-feira (1º), “na ocasião foi constatado o perigo de ruína da fachada do imóvel sobre a calçada e a rua, portanto, o responsável pela obra foi intimado a promover a segurança do local imediatamente, sob pena de embargo da obra”.

No dia seguinte à vistoria, o proprietário protocolou na subprefeitura da Sé a comunicação de uma obra emergencial no local, para realizar os reparos necessários e garantir a segurança na via.

Fachada do prédio que desabou, antes das obras de reforma

  • Reprodução/Google Street View

A assessoria de imprensa da subprefeitura da Sé informou que a execução das obras era de responsabilidade do proprietário e da empresa contratada por ele, e que não havia razão para nova vistoria.

De acordo com a Defesa Civil, problemas no escoramento de colunas e vigas durante obra podem ter provocado o colapso da fachada.

“Apenas o laudo técnico vai apontar as causas que levaram a estrutura a ruir, mas que aparentemente colunas que deveriam estar escoradas durante a reforma não estavam com o devido apoio”, disse o coordenador do órgão, Jair Paca de Lima.

Buscas

O Corpo de Bombeiros encerrou na madrugada desta sexta-feira (1º) as buscas por novas vítimas no desabamento da fachada de um prédio na avenida Liberdade, no centro de São Paulo. O acidente, ocorrido na noite de ontem, matou um homem que passava em frente ao imóvel no momento da queda e acabou soterrado pelos escombros.

Segundo o capitão da Polícia Militar Anísio Araújo, responsável pelo policiamento no local, as equipes de resgate terminaram os trabalhos por volta das 3h de hoje.

Trânsito

Uma faixa da avenida Liberdade foi interditada na altura da esquina com a rua Condessa de São Joaquim, onde fica o imóvel. Segundo técnicos da Defesa Civil que estavam no local na manhã desta sexta-feira, a pista só deverá ser liberada após uma nova inspeção descartar o risco de mais desabamentos.

Em frente ao imóvel que ruiu, há uma faixa de pedestres e o movimento de pessoas era intenso nesta manhã. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) orienta que os motoristas evitem as avenidas Liberdade e Vergueiro. Como alternativa para o sentido bairro, a CET recomenda as avenidas 23 de Maio e Paraíso ou a rua Tabatinguera e a avenida do Estado.