Topo

Após ocupação para instalar UPP, prefeitura do Rio quer dar "banho de loja" no Complexo do Caju

Do UOL, no Rio de Janeiro*

03/03/2013 10h48Atualizada em 03/03/2013 14h24

Após a ocupação das comunidades do Complexo do Caju e da Barreira do Vasco, na madrugada deste domingo (3), a prefeitura do Rio de Janeiro planeja dar um 'banho de loja' no local, com a realização de serviços públicos básicos, como limpeza e iluminação.

Na última semana, foi criado um grupo um grupo específico para cuidar das melhorias no local, com a participação de funcionários da Secretaria Municipal de Conservação de Serviços Públicos, da Rioluz e da Comlurb.

Cerca de 100 funcionários desse grupo já estão trabalhando no local onde ficará sediada a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local, trocando luminárias e cortando o mato da região. A falta de iluminação é a principal reclamação dos moradores da região.

Segundo o secretário municipal de Conservação de Serviços Públicos Marcus Belchior, os moradores locais poderão ser atendidos como todos os outos, sem que os funcionários sejam impedidos de entrar na região.

"Será realizada uma força tarefa para dar um 'banho de loja' no Complexo do Caju", afirmou Belchior. "Vamos dar esse 'banho de loja' e permanecer no local".

Ocupação

As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro ocuparam as comunidades do Complexo do Caju e da Barreira do Vasco, na madrugada de domingo (3). A ação também contou com o Bope, a tropa de elite da polícia carioca. É o início do processo de pacificação das 13 favelas do Complexo do Caju, na zona portuária do Rio. A região vai receber a 31ª e a 32ª UPP do Rio de Janeiro.

Segundo a secretaria de Segurança Pública do Rio, as forças policiais não dispararam um tiro e levaram 25 minutos para tomar o controle da região. Nenhum incidente grave foi registrado, diz a secretaria. A Secretaria Estadual de Segurança Pública contabiliza 14 presos na operação deste domingo (3).

Raio-x

As comunidades são alguns dos principais redutos do tráfico de drogas do Estado. Segundo o Instituto Pereira Passos (com base no censo do IBGE de 2010), 20.212 pessoas vivem na região.

Para a secretaria, o controle das favelas do Complexo de Caju é fundamental para ocupação do Complexo de Maré, outro reduto do tráfico na capital fluminense. Além disso, as autoridades de segurança visam garantir a segurança nas vias pelas quais circularão as pessoas que deverão vir à cidade para acompanhar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. 

Ajuda de moradores

Em nota, a secretaria de Segurança Pública pede aos moradores das áreas ocupadas que colaborem, denunciando criminosos e foragidos da Justiça, esconderijos e locais onde possam estar armas, drogas, objetos roubados e produtos ilegais. Os moradores podem ligar para o Disque-Denúncia, (21) 2253-1177, ou para o 190 da PM.

O órgão pede ainda que os moradores andem com documentos de identificação em mãos e que os apresentem, quando solicitados; motoristas e motociclistas deverão mostrar documentos de propriedade de seus veículos e ter a Carteira Nacional de Habilitação em dia. No caso das motos, também será exigido o uso de capacete, segundo a secretaria.

*Com informações de Hanrrikson de Andrade e de Carolina Farias