Topo

Cabral ressalta parceria com União em ocupações e comemora "resgate" de bairros

Do UOL, no Rio*

03/03/2013 11h28

O governador Sérgio Cabral (PMDB) ressaltou a parceria do governo do Estado do Rio com vários órgãos do governo federal para a ocupação das comunidades da Barreira do Vasco e do complexo do Caju, na zona norte do Rio.

Segundo o governador, assim como ocorreu a ocupação da favela do Jacarezinho, na região de Manguinhos, também na zona norte, a Polícia Civil também passará alguns dias na comunidade para fazer registros de ocorrência.

"É o renascimento de uma região assim como já aconteceu o renascimento de outras. Vamos dar a garantia de ir e vir das pessoas. A população percebe cada vez mais que são ações estruturantes e ações de segurança que mudam a vida das pessoas", afirmou o governador.

Cabral se disse "muito feliz" porque é vascaíno e sempre frequentou o estádio São Januário, vizinho à Barreira do Vasco. "Sempre frequentei São Januário e vi crescer a violência na comunidade, em São Cristóvão, que é um bairro histórico, onde morou Dom Pedro 1º. É um resgate da história e da segurança", disse Cabral.

Operação prendeu 14

Quatorze pessoas foram presas na ação deste domingo (3), durante a operação de ocupação das comunidades da Barreira do Vasco e do complexo do Caju. Dos presos, dez foram capturados pela Polícia Rodoviária Federal durante o cerco às estradas federais de acesso à cidade. A Polícia Civil prendeu outros quatro. As informações são da Secretaria Estadual de Segurança Pública

Uma BMW branca que seguia em alta velocidade pela avenida Brasil (via que dá acesso ao local) fugiu após avistar o policiamento. A polícia apreendeu até o momento uma espada, 120 tubos de 'cheirinho-da-Loló' (entorpecente de clorofórmio e éter), quatro coletes, uma submetralhadora, uma imitação de espingarda, uma réplica de fuzil, 160 papelotes de maconha, facas e um caderno de anotações do tráfico. 

As forças policiais também apreenderam munição, radiotransmissores e dois carros roubados. O material ainda será contabilizado pelas polícias.

Ocupação

As polícias Civil e Militar do Rio ocuparam as comunidades do Complexo do Caju e da Barreira do Vasco, na madrugada deste domingo (3). A ação também contou com o Bope, a tropa de elite da polícia carioca. É o início do processo de pacificação das 13 favelas do Complexo do Caju, na zona portuária do Rio. A ideia é instalar na área a 31ª e a 32ª UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).

Por volta das 5h, o Bope entrou no Complexo do Caju através da favela do Parque Alegria (próximo ao cemitério do Caju). Na chegada, policiais em um blindado do tipo “piranha” removeram uma barricada formada por duas pedras grandes.

A Barreira do Vasco foi ocupada em apenas 10 minutos. Desse modo, segundo a PM, a operação seguiu um esquema montado que previa o fechamento das entradas do complexo, em uma espécie de cerco.

Antes mesmo de amanhecer, um helicóptero da polícia fez voos rasantes com o objetivo de intimidar possíveis agressores, enquanto os blindados davam passagem às tropas pelas vielas da região.

*Com informações de Hanrrikson de Andrade e de Carolina Farias