Topo

Dez morrem após queda de bimotor no oeste do Pará

Do UOL, em São Paulo*

13/03/2013 09h12Atualizada em 13/03/2013 11h09

Dez pessoas morreram em um acidente aéreo ocorrido na noite desta terça-feira (12) em Almeirim (807 km de Belém), na região oeste do Pará. O bimotor partiu de Belém. Segundo informações da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o avião, um bimotor Embraer 821 Carajá, prefixo PT-VAQ, pertencente à empresa Fretax Aéreo, saiu às 20h17, com destino ao distrito de Monte Dourado, no município de Almeirim.

Por volta das 22h os controladores de voo observaram que o avião não havia chegado ao destino e acionaram o Salvaero (Serviço de Busca e Salvamento Aéreo) para iniciar as buscas.

O avião foi encontrado a 10 km da cabeceira da pista do aeroporto da Serra do Areão, na manhã desta quarta-feira (13). Todos os ocupantes morreram. O Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) encontrou os destroços do bimotor na mata e ainda não tem informações sobre as razões da queda do avião.

A FAB (Força Aérea Brasileira) está em contato com as autoridades locais para realizar a investigação das causas do acidente. A Fretax Táxi Aéreo confirmou o acidente, mas afirmou que divulgaria mais informações em um comunicado mais tarde.

A Fretax divulgou nota no início da tarde: "No momento, a empresa está prestando total assistência aos envolvidos no sinistro, bem como vem tomando todas as providências junto aos seus familiares, que receberão todo suporte e informações necessárias", informou a Fretax, em um comunicado. A nota diz ainda que a aeronave estava "plenamente aeronavegável e com todas as revisões atualizadas, e o tripulante com habilitação e exame médico válidos".

A empresa informou ainda que já estava em contato com a FAB e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para apurar as causas do acidente.

(*com informações da Reuters)